Capes aprova mais um programa de mestrado para o Câmpus Catalão
O Câmpus Catalão (CAC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) tem mais um programa de pós-graduação stricto sensu aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O mestrado profissionalizante em Gestão Organizacional, vinculado ao Departamento de Administração, deverá divulgar seu primeiro edital em breve. A expectativa é de que sejam oferecidas 20 vagas para o curso, cujas aulas devem ser iniciadas no segundo semestre de 2012, com duas linhas de pesquisa: Inovação, desenvolvimento e tecnologia, e Indivíduo, organização e trabalho.
De acordo com o professor responsável pelo mestrado, André Vasconcelos Silva, os critérios de avaliação adotados pela Capes são os mesmos tanto para programas acadêmicos quanto para profissionais, a diferença entre um e outro está no foco investigativo. Segundo o professor, o acadêmico é mais amplo, voltado para pesquisas básica, aplicada, de desenvolvimento e tecnológica. Já o profissionalizante visa a habilitar o indivíduo para o setor produtivo, de forma mais pormenorizada, para atender a demandas institucionais. O professor esclarece que o mestrado profissionalizante também habilita indivíduos para a docência superior.
Com a aprovação do mestrado profissionalizante em Gestão Organizacional, o Câmpus Catalão passa a contar agora com seis programas de mestrado, respectivamente em Química, Educação, Estudos da Linguagem, Geografia e Profissional em Matemática.
Fonte: CAC