Instituto de Física realiza 29ª edição da Semana da Física
Teve início na manhã desta quarta-feira, 11/04, a XXIX Semana da Física que, nesta edição, comemora os 100 anos de difração de raios X e da descoberta dos raios cósmicos. A abertura do evento ocorreu no recém-inaugurado Auditório do Instituto de Física (IF) e a mesa-diretiva foi composta pelo vice-reitor da UFG, Eriberto Francisco Bevilaqua, o pró-reitor de Administração e Finanças, Orlando Afonso Valle do Amaral, o diretor do IF, Fernando Pelegrini, e o presidente da comissão organizadora da Semana, Fábio Luis Braghin. No auditório também estavam presentes professores, estudantes e servidores do IF.
O professor Fábio Luis ressaltou a importância para o IF de um evento como este e declarou que o conhecimento não está pronto, mas é construído com muito esforço, e questionamentos devem sempre ser feitos. Ele espera que o evento seja enriquecedor e estimulante para todos que participarão. Para o professor Fernando Pelegrini, a Semana da Física reúne trabalhos que contribuem para a melhoria da área de Física na UFG e na região Centro-Oeste. Ele também chama a atenção para o crescimento do evento, que oferece aos participantes a oportunidade de partilhar conhecimentos e experiências na área.

Logo após a abertura, ocorreu a palestra do professor do Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Carlos Basílio Pinheiro, intitulada “O que é um cristal? Do átomo de Demócrito aos quasicristais”. Em sua fala, o professor citou momentos históricos da evolução na pesquisa sobre os cristais, as contribuições de diversos cientistas, não apenas da física, mas da química, biologia, matemática e outras ciências. Ele destacou que, para estudar Cristalografia, é necessário dominar também outras áreas, pois aquela possui um caráter multidisciplinar.
Além disso, Carlos Basílio Pinheiro afirmou que no Brasil existem poucas pessoas que se dedicam ao estudo dos cristais. No entanto, é uma área que necessita de mais pesquisa, em virtude de sua importância para a ciência, e pelas novas descobertas que sempre são feitas.

Cerca de 300 pessoas inscreveram-se para a XXIX Semana da Física, sendo cinquenta de outros estados. O evento ocorre nos dias 11, 12 e 13 de abril e terá ainda palestras, mesas-redondas, oficinas e minicursos.
Fonte: Ascom UFG