Reitor participa da cerimônia de posse dos novos ministros
Na tarde de terça-feira, 24/01, o reitor da Universidade Federal de Goiás e outros dirigentes de instituições federais de ensino superior participaram no Palácio do Planalto da cerimônia de posse do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e de seu sucessor no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp. Os discursos da solenidade convergiram para a necessidade de que sejam estreitadas as relações entre os ministérios com o objetivo de incrementar ainda mais essas áreas essenciais, a fim de que o Brasil alcance o patamar de país desenvolvido.
Dilma Rouseff lembrou que anos atrás o Brasil vivia uma situação contraditória: ao mesmo tempo que necessitava colocar em pauta a erradicação da pobreza, precisava propiciar condições de desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação. Segundo a presidente, é preciso que se faça o “casamento" entre esses ministérios, mantendo o empenho na oferta de oportunidades, uma vez que “para a educação ser de qualidade deve haver acompanhamento da creche à pós-graduação”.
Foto: Site do Planalto (www.planalto.gov.br)
Em seu último discurso no cargo de ministro da Educação, Fernando Haddad agradeceu o trabalho realizado pelos reitores das Universidades Federais, que apoiaram, criticaram e impulsionaram reflexões das mais diversas frentes, contribuindo na geração da sinergia necessária para que o país continue avançando. O ex-ministro reforçou, ainda, a importância da manutenção da meta de “garantir a todos os brasileiros um passo a mais na educação”.
Já Aloízio Mercadante reafirmou sua proposta de fortalecer programas relevantes nascidos na gestão de Haddad e estabelecer novos projetos na geração de uma cultura de inovação vinculada à educação para que seja remediado, a curto prazo, o atraso histórico do Brasil nessas áreas. “País desenvolvido é país de educação de qualidade para todos. Temos de educar para inovar e inovar para educar”, reforçou.
Marco Antônio Raupp, o novo ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, recordou sua trajetória na educação brasileira e lembrou a criação do Programa Ciências sem Fronteiras, que promove, entre outras ações, o intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação, propiciando o estabelecimento de parcerias entre instituições e pesquisadores. Participou, ainda, da solenidade o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que retornou ao Palácio no Planalto pela primeira vez desde que deixou o cargo há pouco mais de um ano.
Fonte: Gabinete Reitoria/UFG