Servidores podem realizar curso de capacitação em libras

Curso deve começar em abril e é destinado a servidores, mas também estudantes interessados em frequentar o curso como ouvintes

O Departamento de Desenvolvimento e Recursos Humanos (DDRH) da UFG informa que estão abertas as inscrições para o curso de Língua Brasileira de Sinais - Libras. O curso de 90 horas deve começar em 2 de abril. Podem se inscrever servidores da UFG (técnico-administrarivos e docentes, bem como terceirizados, bolsistas e estagiários com vínculo com a universidade) e estudantes ouvintes interessados em conhecer a comunidade surda, a cultura surda e a Libras. A ação de capacitação Introdução a Libras tem como objetivo apresentar questões comuns referentes aos surdos e sua organização social e cultural, contextualizando os estudos das línguas de sinais no campo dos estudos linguísticos e desenvolvendo a compreensão e a produção em Libras.

Em um mundo cada vez mais globalizado e interligado, ainda vivemos uma realidade de exclusão e discriminação com pessoas portadoras de alguma deficiência. É de suma importância que o servidor seja capaz de se comunicar com todos, vencendo as barreiras que acompanham as diferenças, além de democratizar os espaços de trabalho e o atendimento aos usuários que necessitem.

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi reconhecida no Brasil como meio de comunicação da comunidade surda brasileira por meio da Lei nº 10. 436/2002. Com isso, os surdos, que ocupam os mesmos espaços sociais que os ouvintes, adquiriram o direito de poderem se comunicar em sua própria língua. No entanto, para que isto ocorra, também é preciso que mais e mais pessoas sejam fluentes em Libras.

Para mais informações acesse a página do DDRH www.ddrh.ufg.br .  Acesse a ficha de inscrição.

Turma Câmpus Samambaia: 02/04 a 20/06 - Segundas e Quartas - 14:00 às 17:00 - no Centro de Aulas Baru.

Fonte: DDRH