Trabalhadores da TV UFG participam da VI Feira de Informação e Comunicação
Integrantes do Núcleo de Criação de Conteúdos Audiovisuais (Nucca), projeto de extensão da Universidade Federal de Goiás (UFG), participaram no dia 13 de outubro da VI Feira de Informação e Comunicação (Feicom), realizada na Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb/UFG), de 12 a 15 de outubro.
Formado por profissionais da equipe da TV UFG, por servidores técnico-administrativos, por estudantes da Facomb e aberto à participação da comunidade, o Nucca é um grupo que se propõe a discutir o fazer televisivo e levar esse debate para a produção de conteúdos dentro da TV UFG.
Adérito Schneider, Gabriela Marques, Lucas Mariano, Maiara Dourado, Michael Valim e Vanessa Bandeira, trabalhadores da TV UFG, e Patrícia da Veiga, servidora técnico-administrativa da Assessoria de Comunicação, todos integrantes do Nucca, relataram a experiência de pensar as práticas do audiovisual por meio da teoria.
O objetivo do grupo é integrar a comunidade nesta discussão para que encontrem juntos formas de produzir conteúdo democrático e de qualidade técnica e criativa em uma emissora pública como a TV UFG.
Para isso, o Nucca realiza oficinas e participa de projetos fora do meio acadêmico, nos quais garante o apoio técnico para que a própria comunidade elabore e execute roteiros que reflitam seus interesses.
Durante a apresentação na VI Feicom, o grupo exibiu materiais audiovisuais feitos pela comunidade, como os vídeos produzidos durante a oficina do Conpeex 2010, em Goiânia, e vinhetas institucionais.
A proposta do Nucca é produzir conteúdos que não sejam frutos de um trabalho alienado, mas sim de sujeitos que reconheçam seu potencial criativo e que consigam atribuir um caráter social à televisão.
Para saber mais sobre o Nucca, visite o Blog do Nucca ou acesse o canal da TV UFG no Youtube: http://www.youtube.com/TVUFGcanal14
Refletindo a prática na teoria
A TV UFG está representada na VI Feicom também por outros integrantes de sua equipe, que, além de participarem de oficinas e minicursos, apresentam artigos científicos.
Kamyla Maia, jornalista e apresentadora do programa Conexões, apresentou o artigo “Entre o real e a ficção: (R)evoluções éticas e estéticas do documentário"; Lucas Mariano, bolsista do Nucca, apresentou o trabalho “O videoclipe como produtor/inovador de significação das linguagens audiovisuais”; e Marília Almeida, assessora de Comunicação, apresentou o artigo “A influência das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação nas mídias tradicionais: O programa CQC e sua relação com as mídias sociais”.
Fonte: RTVE/TV UFG
Categorias: Reflexão