Caminhos para a sustentabilidade propõe reflexões sobre meio ambiente, sociedade e ocupação humana

Evento promovido pelo curso de Ciências Geoambientais conta com a participação de professores e profissionais de diversas instituições

 Illa Rachel


Ocorreu no auditório do Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás, na manhã de quinta-feira (26/05), a abertura do I Workshop de Ciências Geoambientais, organizado pelos estudantes do 5º período do curso, tem como proposta refletir sobre os caminhos da sustentabilidade. Com a coordenação do professor Maximiliano Bayer, o workshop pode se tornar uma das disciplinas de estágio que os estudantes devem cursar durante a graduação e voltado também para professores e comunidade em geral.

Cerca de 200 estudantes participam das atividades do I Workshop de Ciências Geoambientais


O coordenador acredita que a presença de pesquisadores de diversas instituições irá contribuir para as discussões sobre sustentabilidade. O diretor do Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa), João de Deus, também considera a diversidade um fator positivo: “Temos que aprender a conviver com o diferente e lutarmos por uma sociedade diversificada. Por isso a academia deve contribuir com esses debates, especialmente os que envolvem as questões socioambientais”, pondera o diretor.


Manoel Ferreira, coordenador do curso de Ciências Geoambientais, destaca a importância de eventos como este na formação dos futuros profissionais. “Palestras com profissionais da área, minicursos e outras atividades são fundamentais para capacitar os estudantes a lidar com o meio ambiente,  a sociedade, e atender às exigências do mercado”, explica o coordenador.

Professores Manoel Ferreira, João de Deus e Maximiliano Bayer estiveram presentes na abertura do I Workshop de Ciências Geoambientais


A programação do I Workshop de Ciências Geoambientais está dividida em eixos temáticos que conduzirão as palestras: ecologia, sustentabilidade, cartografia e avaliação de riscos geológicos. Em cada um deles será abordado um assunto, como discussões sobre a barragem do ribeirão João Leite, informações geográficas, entre outros. Além de palestras, o evento oferece minicursos nos laboratórios do Iesa, como o de uso e aplicação do Google Earth na avaliação de imóveis. “Conciliar teoria e prática é um dos principais objetivos do workshop, pois permite que estudantes vivenciem um pouco a rotina profissional”, afirma Manoel Ferreira.

Fonte: Ascom / UFG