Edward Madureira Brasil transmite presidência da Andifes para reitor da Universidade Federal de Ouro Preto

Em solenidade realizada na UFG, o reitor encerrou mandato à frente da Associação que reúne os dirigentes das universidades federais

Prestigiado por reitores de 50 universidades federais brasileiras, o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG) Edward Madureira Brasil encerrou o seu mandato de presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) nesta quarta-feira, 13. Depois de um ano, ele transmitiu o cargo ao reitor da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) João Luiz Martins (Ufop), em solenidade realizada na UFG.


O reitor Edward agradeceu à equipe da UFG, que, segundo ele, foi fundamental para sua atuação na Andifes. Ele também ressaltou a força do coletivo dos reitores e agradeceu a ex-presidentes da entidade. Eleito em junho de 2010, o reitor sabia que enfrentaria o difícil período de transição de governos. Ainda assim, ele destacou a atuação da entidade juntamente com fóruns de pró-reitores, comissões especiais e colegiados, no sentido de manter e ampliar a interlocução com o governo federal.


Como presidente da Andifes, o reitor da UFG capitaneou discussões como a questão da autonomia universitária, situação dos Hospitais Universitários Federais, composição de pessoal nas Instituições Federais de Ensino Superior, orçamento das instituições e expansão da pós-graduação. Em meio a estas e outras pautas pertinentes à Educação e às universidades federais, o reitor concluiu, em seu último ato como presidente da Associação: “Se houver uma causa à qual a Andifes tenha que se dedicar especialmente neste momento, é a construção e a aprovação do novo Plano Nacional de Educação (PNE)”.


Diretoria

O novo presidente da Andifes reitor João Luiz Martins (Ufop) ressaltou que o fórum dos reitores avançou em muitas batalhas pela educação, mas ainda há conquistas pela frente. “Hoje, as universidades receberam uma série de estudantes e servidores novos. Nós precisamos aprender a conhecer este novo momento, esta nova universidade que está sendo construída”, analisou o recém-empossado. Ao seu lado, atuarão na diretoria executiva da Associação os reitores Álvaro Prata (UFSC), como 1º vice-presidente, Jesualdo Pereira Farias (UFC) como 2º vice-presidente e Maria Lúcia Cavalli Néder (UFMT) e Carlos Edílson de Almeida Maneschy (UFPA).


O secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) Luiz Cláudio Costa acompanhou a transferência do cargo e a reunião plenária da Andifes nesta manhã. Ele trouxe os agradecimentos do ministro da Educação Fernando Haddad aos reitores e parabenizou a gestão que se encerra.

 


Reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, novo presidente da Andifes
reitor João Luiz Martins (Ufop) e secretário de Educação Superior do
Ministério da Educação (MEC) Luiz Cláudio Costa

Pautas

O representante do MEC Luiz Cláudio Costa ainda falou sobre algumas reivindicações dos reitores. A situação dos Hospitais Universitários (HUs), por exemplo, foi discutida. Segundo Luiz Cláudio há um aporte de R$ 500 milhões prestes a ser feito no âmbito do Programa Nacional de Reestruturação dos HUs (Rehuf), que englobariam compras de equipamentos, obras e reformas nas unidades.


Projeto de lei que cria cargos docentes e técnico-administrativos para as universidades federais também é preocupação dos reitores e, segundo o secretário do MEC, este processo já está em fase final de acerto com o Ministério do Planejamento (MPOG).


Temas como reconhecimento de diplomas estrangeiros de pós-graduação, Programa de Apoio à Pós-Graduação, educação a distância, extensão universitária e orçamento também foram lembrados, mas a maior preocupação dos dirigentes das universidades federais ainda é a autonomia universitária: “A busca pela autonomia é o nosso maior desejo, e só será concretizado quando a sociedade nos reconhecer desta forma”, resumiu o reitor da UFG Edward Madureira Brasil.

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Universidades