Antropólogos estadunidenses são destaque do 2º Simpósio de Ciências Sociais da UFG
A Faculdade de Ciências Sociais promove, entre os dias 16 e 18 de novembro, o 2º Simpósio de Ciências Sociais da UFG., com o tema “Subalternidades, trânsitos e cenários”. O antropólogo estadunidense Richard Price, conhecido por seus trabalhos que abordam o Caribe e a América Latina, é um dos destaques do evento.
Com graduação e doutorado pela Universidade de Harvard, Richard Price, de 69 anos, trabalhou com o antropólogo Claude Lévi-Strauss, em Paris. Centrou seus estudos na chamada "história etnográfica", e lecionou em várias universidades, como Yale, Stanford, Princeton e Columbia. No Brasil foi professor convidado da Universidade Federal da Bahia.
No evento, Price fará a conferência de abertura com o tema "História subalterna e direitos humanos: o caso da população de Saramaka versus Suriname". Será o relato de uma história de luta conduzida com os herdeiros de escravos fugitivos — tema que é centro dos trabalhos do antropólogo — de Saramaka, uma comunidade quilombola do Suriname.
A conferência de encerramento será proferida por Sally Price, com o título "Silenciando o subalterno: reflexões no Museu do Quai Branly em Paris". Com formação em Letras pela Sorbonne em Paris e Harvard, Sally é PhD em Antropologia Social pela Johns Hopkins University. Dedica-se às pesquisas acerca do lugar da arte primitiva em “centros civilizados”, com especial destaque para o Museu du Quai Branly em Paris. Junto com Richard Price publicou artigos e livros sobre direitos humanos e diversidade, tendo como foco os quilombolas do Suriname e da Guiana Francesa.
O 2 º Simpósio de Ciências Sociais oferecerá também oportunidade de assistir a mesas-redondas (com pesquisadores de universidades brasileiras (PUC-SP, UnB, USP, UFBA), participar de GTs, minicursos e oficinas, com temas diversos, como Violência e Segurança Pública, Diversidade, Trabalho, Direitos Humanos, Sociologia Política, Antropologia e Políticas Urbanas. Além disso, haverá mostra de Filmes Etnográficos.
Mais informações no sitio da Faculdade de Ciências Sociais: http://www.cienciassociais.ufg.br/
Fonte: FCS/UFG
Categorias: Evento