Pró-reitora de Graduação da UFG coordena minicurso no congresso Pensar
Começou ontem, 05/10, e vai até o dia 8 deste mês, o 12º Congresso Pensar. O tema central da edição 2011 é “Educação de qualidade, o desafio de nosso tempo”, pauta sobre a qual são realizados minicursos, oficinas, palestras e discussões em geral, ministradas e assistidas por profissionais da área da Educação em Goiás. No primeiro dia do congresso, a pró-reitora de Graduação da UFG, Sandramara Matias Chaves, coordenou o minicurso “Avaliação discente”, um apanhado acerca dos processos utilizados pelas escolas para avaliar seus alunos e a eficiência de tais métodos.
Conduzindo a palestra de maneira aberta para discussão com a platéia, a pró-reitora abordou o papel das avaliações como ferramenta para medir a aprendizagem dos alunos, bem como o papel do professor em seu desenvolvimento. De acordo com ela, a avaliação da aprendizagem é o ponto de partida para a reflexão do processo pedagógico. Entretanto, há uma contradição entre a avaliação e a aprendizagem. Enquanto a primeira é estática, a segunda é contínua e dinâmica. A conversa foi pautada na tentativa do professor em minimizar essa contradição, oferecendo processos avaliativos diversos e de maneira contínua, para ter um panorama mais justo do desenvolvimento do estudante.
Em um segundo momento, a discussão enfocou os instrumentos e procedimentos de avaliação, numa oportunidade de debate entre membros do corpo docente de várias instituições, professores de todas as fases escolares. Um dos aspectos da realidade educacional brasileira, a desvalorização social do professor, praticada tanto pela sociedade quanto pelo governo, tornou-se o foco da discussão, uma vez que torna-se cada vez mais difícil a formação de novos profissionais da área. Além desta transição, há também o fato de que o acesso à escola é praticamente pleno, quando comparado a anos atrás. O grande desafio agora é garantir a qualidade do ensino oferecido nas escolas.
Fonte: Ascom/UFG
Categorias: Participação