Encontro científico no Câmpus Catalão abre espaço para reivindicações
Por Michele Martins
Fotos: Carlos Siqueira
A abertura da Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no Câmpus Catalão (CAC) no dia 3/5 foi marcada pela celebração das parcerias mantidas entre academia, entidades civis, governos e sociedade e por abrir um importante canal de reivindicações para mais investimentos nas áreas da educação, da ciência e da tecnologia.
Em sua fala o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil agradeceu a parceria junto à SBPC para promover em Goiás no ano de 2011 as reuniões científicas da entidade. De acordo com ele, são importantes as oportunidades onde se pode discutir temas relevantes para o desenvolvimento da sociedade que contribuem para o avanço da ciência.
Pronunciamento do reitor Edward Madureira Brasil durante a abertura da reunião regional da SBPC em Catalão
Edward Madureira Brasil afirmou que, enquanto presidente da Associação de dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), vai defender o cumprimento do orçamento previsto para 2011 nas áreas de Educação, Ciência e Tecnologia. O reitor lembrou que está em discussão a reformulação do Plano Nacional da Educação (PNE) no qual se cogita o aumento da porcentagem do Produto Interno Bruto (PIB) destinado para a educação, que hoje é de 7 por cento. “É de extrema importância não admitir cortes e garantir o repasse dos recursos previstos no orçamento para as áreas de ciência, tecnologia e educação em um país que pretende alcançar níveis mais elevados de desenvolvimento”, afirmou o reitor.
Aproveitando a presença do secretário de Ciência e Tecnologia de Goiás, o economista Mauro Fayad, o reitor reiterou a necessidade de se criar um pólo tecnológico em Catalão. A viabilidade de tal projeto deriva de uma possível doação pelo governo do estado de uma área que abrigava a antiga Escola Agrícola, mantida pelo município e já desativada, próxima ao Distrito Industrial de Catalão. Com a doação desta área pelo governo estadual a UFG poderia concentrar os cursos de engenharia próximos às indústrias e empresas que lá já existem. “Poderíamos criar posteriormente um parque tecnológico que reunirá o governo, a academia e a iniciativa privada com o objetivo de promover a ciência e a inovação”, declarou o reitor.
Ao final Edward Madureira Brasil afirmou ser uma honra estar ao lado da SBPC na defesa destas questões. O reitor lembrou ainda de convidar todos os presentes para participarem também da reunião anual da SBPC que será realizada no Câmpus Samambaia da UFG, em Goiânia, de 10 a 15 de julho. "Estamos preparando a maior reunião anual de todos os tempos", anunciou o reitor .
Aldo Malavasi, Manoel Rodrigues e Edward Madureira Brasil
Fonte: Ascom/UFG
Categorias: SBPC Regional em Catalão