Congresso da UNE discute metas para educação
O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Fernando Haddad, participaram hoje do 52º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) e do 2º Encontro Nacional do Programa Universidade para Todos (ProUni). A reunião ocorreu no teatro Rio Vermelho no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia e contou com a presença do reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira Brasil, do prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, do prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, do presidente da UNE, Augusto Chaves, autoridades políticas e estudantes de universidades de todo o país.

Entres as reivindicações dos estudantes estão a de destinar 10% do PIB brasileiro e 50% dos lucros com o pré-sal para a educação, além da ampliação do número de vagas do ProUni. O reitor da UFG, afirmou que concorda com estas reivindicações, mas questionou a origem dos recursos para realizar esses investimentos.

A UNE tem um papel histórico na consolidação da democracia no Brasil, porém, atualmente as pautas do movimento se modificaram. O objetivo agora é garantir a permanência dos estudantes nas universidades e ampliar as vagas em 30%, não só por meio do ProUni. Segundo o reitor da UFG “é importante mostrar que a educação é fundamental para o avanço e desenvolvimento do Brasil”.

Fonte: Ascom/UFG