Evento busca despertar interesse de jovens e crianças pela pesquisa científica
Ao contrário do que se possa imaginar, a 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece em Goiânia de 10 a 15 de julho, não é fechada para cientistas, professores e estudantes universitários. Evento integrante da Reunião, a SBPC Jovem traz diversos experimentos físicos, químicos e matemáticos para comprovar que essas disciplinas podem ser facilmente entendidas e aplicadas no dia-a-dia.
Uma das atividades da tenda "Paz e Ciência", por exemplo, é ensinar física brincando. O projeto de extensão é da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e de acordo com o professor e consultor dos experimentos, Marcos Ribeiro, o objetivo é desmistificar a física como uma disciplina complicada e usar experiências para comprovar a teoria. O professor e seus alunos ensinaram os visitantes a fazer caleidoscópio, telefone sem fio, equilibrar latas de refrigerante e outros desafios de raciocínio lógico utilizando princípios físicos, como centro de massa, força potencial elástica, energia cinética etc.
O Espaço Ciência e Cultura e outros estandes da SBPC Jovem podem ser visitados até sexta-feira, 15, na Faculdade de Letras, no Centro de Aulas Aroeira e no pátio da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb), da Faculdade de História (FH), da Faculdade de Filosofia (Fafil) e da Faculdade de Ciências Sociais (FCS). No local também é possível visitar o espaço do Programa Espacial Brasileiro, que oferece oficinas e experiências para crianças e adultos de todas as idades.

Fonte: Ascom/UFG
Categorias: SBPC Jovem