Cidade de Goiás realiza evento em comemoração aos 50 anos da UFG

Sessão Solene homenageou a instituição e entregou ao reitor o título de Cidadania Vilaboense

 Marina Celestino

Fotos: Jaqueline Telis

 

A UFG foi homenageada por seus 50 anos, em Sessão Solene na cidade de Goiás, na última sexta-feira, 13 de maio. O evento, realizado no Teatro São Joaquim, contou a presença de diversos diretores de unidades de Goiânia, pró-reitores e professores, além de importantes nomes do cenário político goiano, dentre eles o ex-prefeito de Goiânia e atual professor da UFG, Pedro Wilson, e o Chefe de Gabinete da Agrodefesa de Goiás, Antenor Nogueira, representando o governador do estado, Marconi Perillo.


“A extensão da UFG na cidade de Goiás já conta hoje com 600 alunos, divididos entre os cursos de Direito, Serviço Social e Filosofia” contou a vice-diretora do Câmpus Goiás, Maria Meire de Carvalho, durante seu pronunciamento. A vice-diretora ressaltou também o comprometimento da instituição com um projeto de educação popular, falando em nome de todos os diretores de extensão da universidade.


Durante a cerimônia, foi entregue ao reitor, professor Edward Madureira Brasil, o título de Cidadania Vilaboense. O título, proposto pelo vereador Reginaldo Ferreira Adorno, veio como um reconhecimento aos serviços prestados ao município e a todo o estado pela UFG durante o período em que o reitor Brasil esteve a sua frente. O prefeito da cidade, Márcio Ramos Caiado, fez um pronunciamento destacando que espera que o Câmpus Goiás cresça, fazendo da cidade e da UFG uma referência no campo de pesquisa.


Ao receber o prêmio, o reitor agradeceu aos membros da instituição, bem como aos representantes da cidade de Goiás e especialmente à sua família e ao vice-reitor de seu primeiro mandato, Benedito Ferreira Marques, que segundo ele, foi o principal responsável pela criação do Câmpus Goiás. Ele destacou sua satisfação como goiano por fazer parte, agora como cidadão, do berço goiano do estado.

 


Sobre a homenagem da cidade aos 50 anos da UFG, o reitor Edward Madureira Brasil falou sobre a meta da instituição, de levar conhecimento e procurar trazer para a universidade a abundância cultural do estado. As extensões em Goiás, Catalão e Jataí foram mencionadas, como amostras do pacto da universidade com o desenvolvimento do país e a democratização do ensino. O reitor falou, também, da necessidade de expansão da UFG para todo o estado e de um futuro projeto para abertura de câmpus nas regiões norte, nordeste e do entorno de Brasília.


Após a solenidade, os presentes participaram de uma confraternização oferecida pelos representantes da cidade.

 

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Homenagem