Trabalhadores tentam articulação com representantes da política goiana nesta sexta-feira

Encontro com a deputada federal Marina Sant_Anna (PT/GO) e com lideranças da saúde faz parte da agenda dos técnico-administrativos no dia 01/07

O Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (SINT-IFESgo) convida a todos para reunião com a deputada federal Marina Sant’Anna (PT/GO), a ser realizada na tarde de hoje, sexta-feira, 1° de julho, a partir das 14h, na sede do Sindicato. A conversa faz parte da pauta do movimento grevista, instaurado na Universidade Federal de Goiás (UFG) e em mais 45 universidades brasileiras.

O comando local de greve estará presente neste encontro, reivindicando que a deputada, em sua articulação política, interceda pelos trabalhadores junto ao governo federal. Desde que a greve foi deflagrada, em 8 de junho, não há qualquer sinal de que o Executivo esteja disposto a ouvir, compreender e a negociar as reivindicações dos trabalhadores.

O salário dos técnicos das universidades é o menor de todo o funcionalismo público federal. Além disso, com a expansão promovida pelo projeto de reestruturação REUNI, o número de estudantes e serviços cresceu e ainda cresce em progressões geométricas, enquanto que o quadro de trabalhadores não foi reformulado na mesma proporção. De modo que a categoria apela, sobretudo, para a necessidade de realização de concursos e pela garantia de qualidade de vida no espaço do trabalho.

Logo após esse ato político, o movimento de paralisação fará coro junto aos trabalhadores da saúde do estado de Goiás, que realizam passeata no fim da tarde de hoje. A partir das 17h, em frente ao Jóquei Clube de Goiás, na portaria da Avenida Anhanguera, haverá concentração para um piquete que segue até o Hospital Geral de Goiânia (HGG). O motivo deste encontro entre trabalhadores técnico-administrativos da educação superior e da saúde estadual é o risco de privatização que corre o Sistema Único de Saúde (SUS) quando tanto governo estadual quanto governo federal anunciam a possibilidade de transferência da gestão dos serviços públicos para Organizações Sociais (OS). Esta é uma questão que deve ser debatida e esclarecida junto à sociedade.

Fonte: SINT-IFESgo

Categorias: greve