Seminário busca aprimorar conteúdos do processo seletivo da UFG
Com 262 inscritos para participar do evento, teve início na noite de sexta-feira, 25/03, o Seminário de Reformulação dos Programas das Provas do Vestibular da UFG. A pró-reitora de Graduação, Sandramara Matias Chaves, abriu o seminário lembrando os dois grandes objetivos do evento: ampliar as relações com a rede de ensino médio, percebendo sua realidade, e analisar os conteúdos do vestibular de forma a aprimorá-lo, bem como aproximá-lo cada vez mais das matrizes curriculares do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), permitindo que seja feito mais do que um processo seletivo de ingresso, mas um processo de avaliação da aprendizagem.
O reitor da UFG, Edward Madureira, também esteve presente na abertura do evento e agradeceu aos professores que se dispuseram a dedicar seu final de semana para pensar esse aprimoramento do processo seletivo: “Essa é uma prova de que há pessoas que acreditam que é possível melhorar a educação no país”.
Para iniciar os trabalhos a professora Sandramara Chaves apresentou o perfil do egresso esperado pela UFG: “O aluno que estuda na UFG tem ensino gratuito, custeado pela sociedade, então esperamos deste estudante uma postura de reconhecimento à sociedade que contribuiu para sua formação”. Ela ressaltou que o processo seletivo busca estudantes que tenham disposição para aprender, atitude investigativa, comportamento ético e consciência cidadã, entre outros atributos. “O objetivo é avaliar a capacidade de conhecimento do aluno, indo muito além da memorização e reprodução de conhecimento”, explicou.
Professores de diversas unidades acadêmicas da UFG, bem como professores da rede privada e pública de ensino, indicados pelas Secretarias de Educação, e sindicatos participaram do evento, que discutiu as matrizes curriculares solicitadas pelo Centro de Seleção. Os grupos de trabalho foram divididos por disciplinas do vestibular: Física, Literatura, Biologia, Química, Português e Redação, História, Geografia, Línguas Estrangeiras e Matemática.
Professores discutiram conteúdos das disciplinas abordadas no processo seletivo em grupos de trabalho
Resultados - Entre as sugestões feitas pelos professores durante o seminário está a inclusão de mais questões interdisciplinares e a definição, já no edital, sobre o que são questões contextualizadas e interdisciplinares. Eles também optaram por aprimorar os conteúdos solicitados pela UFG, mas mantendo distinção dos conteúdos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por isso mesmo a pró-reitora destaca que não haverá grandes mudanças no conteúdo e afirma que até o final de abril a UFG pretende divulgar os conteúdos para o vestibular 2012-1. Ela explica que, após a sistematização, os conteúdos precisam ser aprovados pela Câmara de Graduação e pelo Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (CEPEC) e só depois serão divulgados para a comunidade.
Fonte: Ascom/UFG
Categorias: Vestibular