UFG realiza colação de grau dos cursos de EaD

Estudantes iniciaram graduação em 2006 e recebem agora seus diplomas
Para atender à demanda pela formação superior no estado de Goiás, incluindo seus mais distantes municípios, a Universidade Federal de Goiás (UFG) encontrou na modalidade de ensino a distância (EaD), uma forma de ofertar cursos de graduação e pós-graduação àqueles que, por algum motivo ou outro, estão excluídos da sala de aula.

Em 2005, o projeto Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi criado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), no âmbito do Fórum das Estatais pela Educação, para a articulação e integralização de um sistema nacional de educação superior a distância, em caráter experimental, visando sistematizar ações, programas, projetos, atividades pertencentes às políticas públicas voltadas para a ampliação e interiorização da oferta do ensino superior gratuito e de qualidade no Brasil.

No ano de 2006, em consonância com as políticas públicas para a educação superior e com os objetivos da UAB, a UFG se insere no sistema UAB, exercendo a missão para a qual foi concebida: “Gerar, sistematizar e socializar o conhecimento e o saber, formando profissionais e indivíduos capazes de promover a transformação e o desenvolvimento da sociedade”.

Diante desse objetivo, a UFG cumpre seu papel, com a realização das colações de grau dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas e de bacharelado em Administração, ambas realizadas em 2011, com a entrega dos diplomas a 211 estudantes.

O reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, disse que se sente honrado, uma vez que participou ativamente da implantação da modalidade EaD na UFG e agora pode dizer que já existem alunos graduados, prontos para exercer seu conhecimento e aprendizado adquirido durante o curso.

Já o coordenador do curso, Carlos Eduardo Anunciação, disse que o objetivo foi contribuir para a formação de professores da rede pública, atendendo à crescente demanda na área da educação básica.

Para a coordenadora do curso de bacharelado em Administração, Eliane Moreira, o curso veio ao encontro das necessidades das organizações contemporâneas, formando administradores "com visão holística das organizações", capacitados para exercer a gestão na esfera regional, nacional e internacional.

Com ações já implantadas e propostas efetivas de EaD, a UFG amplia a abrangência de oferta do ensino superior e efetiva o favorecimento da produção e desenvolvimento científico ao alcance da população, possibilitando o pleno exercício da cidadania, a construção de uma sociedade mais evoluída, justa e solidária e o desenvolvimento sustentável do estado de Goiás.

Fonte: Ciar/UFG