Comissão se reúne para debater reestruturação de Regimento e Estatuto da UFG
Gilmara Roberto
Nesta quinta-feira, 03/03, membros da Comissão de Atualização do Estatuto e Regimento Geral da UFG se reuniram na Reitoria da universidade para debater propostas de reestruturação apresentadas por representantes dos câmpus do interior. O objetivo dos encontros é elaborar o estatuto e o regimento que substituirá o que está em vigor desde 1996, contemplando de modo mais adequado a estrutura de múltiplos câmpus que atualmente constitui a universidade.
Baseados em modelos de outras universidades e nas necessidades de seus câmpus, representantes do Câmpus Catalão apresentaram um modelo que chamaram de multicâmpus, em que todos os câmpus deverão ter igual estrutura e representatividade, com uma rede de interação entre eles.
A comissão do Câmpus Jataí apresentou uma proposta de reestruturação na qual cada câmpus seja dividido em unidades acadêmicas, como já acontece nos câmpus de Goiânia, dirigidos por professores que estarão submetidos à administração de um diretor do câmpus. Esta comissão propôs ainda a criação de um conselho administrativo que irá zelar por interesses comuns a todas essas unidades.
A principal preocupação da Comissão de Atualização do Estatuto e Regimento Geral da UFG é com uma atualização que busque não burocratizar nem fragmentar a instituição, mas que atenda às necessidades de autonomia dos câmpus do interior. Com esse objetivo, a comissão continuará se reunindo nos próximos meses. Na próxima reunião, o Câmpus da Cidade de Goiás deverá apresentar sua proposta de reestruturação.
Fonte: Ascom/UFG
Categorias: Regimento