Estudante da UFG lança livro O Segredo da Caverna

Livro infanto-juvenil versa sobre os temas alfabetização midiática e educação para os meios

Imaginem uma caverna muito profunda e escura. De tão escura, que a luz só penetra vestida de sombras. Lá, a realidade é somente aquilo que se consegue ver por entre as próprias sombras. De tão profunda, a caverna mais parece um túnel sem fim. Ela é toda escarpada, cheia de ribanceiras e desfiladeiros, como uma montanha íngreme quase impossível de ser transposta ou escalada. Nesse lugar habita um povo que vive acorrentado! É a história desse povo que o autor vai contar. Uma belíssima história, que certamente vai encantar crianças e adultos. O segredo da caverna convoca a família e a escola a atuarem como protagonistas da alfabetização para os meios de comunicação, em especial TV e internet. O livro posiciona-se como autoajuda para a relação entre mídia, crianças, jovens, pais e professores. Para o autor é preciso ensinar as crianças a dissociar o lixo midiático dos conteúdos ricos de informação e entretenimento positivos para o desenvolvimento cognitivo.

Comentário de Regina de Assis (EdD - Consultora em Educação e Mídia) que prefaciou o livro: “Foi realmente um prazer e um privilégio ler seu inspirado livro e ter a honra de redigir o prefácio. Creio que o livro terá carreira longa e exitosa, pois em mãos de pais, responsáveis, professores, dos próprios adolescentes e das crianças, propiciará encantamento, curiosidade e desvendamento de questões essenciais, sobre o lugar e o sentido das mídias em nossas vidas".


Wagner Bezerra é mídia-educador e pesquisador. Cursa Pedagogia na Universidade Federal de Goiás. Escritor nas áreas de Educomunicação e Alfabetização Midiática, é autor do livro Manual do telespectador insatisfeito (Summus Editorial, 1999). Atuou como documentarista, diretor e roteirista do média-metragem O semeador de livros (www.osemeadordelivros.art.br). É diretor e roteirista de programas de educação a distância, como TV Escola e Plantão da Língua Portuguesa, produzidos na TVE/RJ, entre 1996 e 1998. Graduou-se em Marketing pela Universidade do Norte do Paraná (Unopar), com especialização em Políticas Públicas pela Escola de Políticas Públicas e Governo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

Fonte: ASCOM/UFG