Professor de Toronto abre três eventos simultâneos na UFG

A internet foi o tema em destaque na discussão

Angélica Queiroz

Na noite de ontem (8/11), o professor Derrick Kerckhove, da Universidade de Toronto, ministrou conferência às 19h, no Teatro Asklepiós da Faculdade de Medicina da UFG. A palestra deu início a três eventos simultâneos que ocorrem essa semana na Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb): a V Feira de Informação e Comunicação (Feicom), o IV Seminário de Mídia e Cidadania e o II Seminário de Mídia e Cultura. Os dois últimos são promovidos pelo programa de pós-graduação em Comunicação.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UFG, Divina das Dores de Paula Cardoso, falou sobre a extensa programação dos eventos. “Com certeza, esta será uma semana produtiva e de muita interação”, ressaltou a pró-reitora. O diretor da Facomb, Magno Luiz Medeiros da Silva, destacou a importância dos dois seminários do mestrado a serem realizados com a Feicom. “Assim conseguimos promover um intercâmbio entre a graduação e a pós-graduação”, explicou o diretor da Facomb.

Derrick Kerckhove proferiu a palestra em inglês e até arranhou algumas palavras em português. Uma intérprete traduziu suas palavras para o público presente no auditório. Ele fez uma introdução sobre as três eras da comunicação: oral, escrita e eletricidade. “Dentro desse contexto estamos vivendo como peixes. E peixe não entende nada de água”, brincou. Para o professor da Universidade de Toronto, a mídia dá suporte à linguagem, mudando-a. Em seguida Derrik Kerckhove passou para uma discussão sobre a internet e como ela muda as relações, como ela passa a ser uma espécie de prolongamento da inteligência humana. Como não podia faltar, ele falou sobre a teoria das dez previsões de McLuhan - Kerckhove é diretor do McLuhan Program in Culture and Technology - e finalizou explicando que o importante a respeito do que está disponível na rede é o que você vai fazer com o que encontra.

Uma série de atividades continua movimentando a Facomb nesta semana. De hoje (9/11), até sexta-feira (12/11), serão realizadas palestras, oficinas, reuniões de grupos de pesquisas e mesas de trabalho nas dependências da própria Facomb ao longo de todos os turnos. A programação envolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. No Cine-UFG, ainda, serão exibidos documentários realizados pelos estudantes e premiados em todo o país.

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Facomb