Programa Brafitec promove enriquecimento cultural

Estudantes brasileiros e franceses se encontram para compartilhar experiências

A Escola de Engenharia da UFG promoveu, na tarde de segunda-feira (16/8), um encontro entre estudantes que retornaram da França, onde permaneceram um ano fazendo intercâmbio, estudantes que estão se preparando para ir à França iniciar a primeira experiência de estudar em outro país e alunos franceses que estão fazendo intercâmbio em Goiânia.

Com coordenação do professor Oswaldo Cascudo, o objetivo da reunião foi agregar as informações dos estudantes que chegaram para alimentar o grupo que está indo. O encontro é parte do projeto Brafitec, programa de parcerias universitárias em todas as especialidades de engenharia, para fomentar o intercâmbio entre Brasil e França e estimular a aproximação das estruturas curriculares. A entidade responsável pelo programa é a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A tarde foi de debate e troca de experiências. Os cinco alunos da Escola de Engenharia da UFG que retornaram do intercâmbio fizeram um balanço do período de estudo na França. Eles falaram sobre o conhecimento adquirido no estágio, o aprendizado proporcionado pela convivência com outra cultura e comentaram sobre a grade curricular de engenharia ministrada no curso da França. Três alunos estudaram no Institut National des Sciences Appliquées de Toulouse (Insa) e dois alunos foram para o Institut National des Sciences Appliquées de Strasbourg. Durante o encontro, o professor Oswaldo Cascudo propôs que os alunos brasileiros falassem em francês. Os estudantes franceses também compartilharam as experiências adquiridas no período que fizeram intercâmbio no Brasil.

Fonte: Ascom/UFG