Espaço das profissões recebe cerca de 30 mil alunos
Por Renato Joseph (Ascom/UFG)
Fotos: Carlos Siqueira
O Câmpus Samambaia adquiriu uma atmosfera diferenciada durante os dois dias que sediou a segunda edição do Espaço das Profissões. Segundo Luciana Freire, diretora do Centro de Seleção, foram 249 escolas inscritas e cerca de 30 mil alunos que frequentaram as 62 salas interativas e mais de 100 palestras espalhadas pelo câmpus.
Luciana fez uma avaliação positiva do evento e destacou que o espaço é uma decisão acertada da UFG e que ele vem atingindo o seu principal objetivo. “O Espaço das Profissões estabelece uma interação eficaz com o ensino médio. Ver esse câmpus da universidade lotado de alunos se familiarizando com as profissões através das palestras confirma que esse é um evento de sucesso”, afirma Luciana. Ela ainda lembrou que o Espaço das Profissões trouxe 10 mil alunos em seu primeiro ano, que o segundo contabiliza cerca de 30 mil e que o objetivo da próxima edição é superar esse número, oferecendo mais palestras e contribuindo cada vez mais com os estudantes.
O professor de História do Colégio Batista Goiano, Rafael Borges, que acompanhou seus alunos pelo câmpus no último dia do evento, destacou a importância do contato que eles tiveram com as profissões e as práticas especificas de cada uma. “Acima de tudo, acho fundamental eles ouvirem dos alunos e dos professores as possibilidades ao final do curso, as áreas que eles poderão atuar”. Ele ressalta que o Espaço das Profissões também apresenta outras possibilidades. “Alguns alunos já haviam se decidido sobre o vestibular, depois que chegaram aqui, se apaixonaram por outros cursos”, completa Rafael .
A estudante do 3° ano do Colégio Mega, Euzébia Taia, destacou que saiu da palestra de medicina decidida com a carreira que escolheu. “Me interessei bastante pelos assuntos que foram abordados nas palestras que assisti sobre saúde, sempre gostei de medicina, mas tinha dúvidas sobre prestar o vestibular, as palestras me ajudaram a decidir”, ressalta Euzébia. O professor Marcos Café, do departamento de Medicina Veterinária, que ministrou palestra para um auditório lotado, ressaltou que o Espaço das Profissões é uma oportunidade única para os estudantes. “A idéia é dar subsídios para eles tomarem essa decisão tão difícil da vida deles, de que carreira seguir”, afirma Marcos.
Clique aqui para ler mais sobre o 2º dia do Espaço das Profissões 2010.
Saiba tudo o que aconteceu no 1º dia do Espaço das Profissões 2010.
Fonte: Ascom/UFG
Categorias: Futuro