Controle de infecções em foco na Faculdade de Enfermagem

II Jornada de Prevenção e Controle de Infecções Associadas aos Cuidados em Saúde debate temas como resistência de micro-organismos e infecção hospitalar

Com intuito de discutir formas de inibir infecções, a Faculdade de Enfermagem (FEN/UFG) realiza a II Jornada de Prevenção e Controle de Infecções Associadas aos Cuidados em Saúde. Dentro do evento foram oferecidos minicursos e conferências, abordando os variados temas que envolvem infecções dentro das unidades de saúde e tratamento. Na manhã dea sexta-feira (18/06), foi ministrada, no auditório da Faculdade de Direito, a conferência “Desafios e perspectivas na prevenção de micro-organismos multirresistentes”, por Adriana Cristina de Oliveira, docente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

De acordo com a estudiosa, 70% das bactérias que causam infecção hospitalar são resistentes a pelo menos um tipo de antibiótico. Isso porque esses micro-organismos se adaptam ao longo dos anos às mais variadas substâncias utilizadas para combatê-los.   “Esse é um problema crescente. Nós ficamos muito tempo em discussões e as bactérias se multiplicam e se tornam cada vez mais resistentes aos nossos mecanismos de controle bacteriano”, explicou Adriana Cristina.

 

Segundo a professora Anaclara Ferreira Veiga Tipple, membro da comissão organizadora do evento, esse é um problema em pauta nas discussões da área da saúde visto que relaciona-se com a infecção hospitalar, uma das grandes causas de morte em nível mundial. “É um assunto de extrema importância tanto para alunos quanto para profissionais da área da saúde que estão em exercício”, comentou. A conferencista explicou que é necessário medidas como monitoramento da higiene das mãos nos hospitais, uso adequado de luvas, aventais e óculos e uso racional de antibióticos. Segundo Adriana Cristina, essa é uma tarefa de conscientização dos profissionais e dos estudantes.

 

Além dessa temática, a II Jornada de Prevenção e Controle de Infecções Associadas aos Cuidados em Saúde discutiu o controle de infecção em sítios cirúrgicos, infecções respiratórias, curativos, entre outros assuntos. Para o encerramento, está prevista a realização do V CANTAFEN, um campeonato de paródias com temática relacionada à prevenção de infecção. A cantoria começa a partir das 18h, na Faculdade de Enfermagem (FEN/UFG).

 

 Esses eventos são promovidos pelo Núcleo de Pesquisa Prevenção e Controle de Infecções Associadas a Cuidados em Saúde (NEPIH). Além de eventos científicos, o NEPIH desenvolve projetos de extensão em unidades de saúde da cidade.

 

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Evento