Faculdade de Artes Visuais aposta na interdisciplinaridade para elaboração de projetos
A palestra Criação e Ciberart, promovida pela Faculdade de Artes Visuais (FAV), na tarde do dia 8 de abril, reuniu alunos e professores de diferentes áreas para debater a importância de agregar designer, arte e tecnologia. A proposta é unir vários campos do conhecimento com o objetivo de desenvolver produtos que tornem a vida do homem mais prática, além de instigar a emoção e a sensibilidade de cada um.
O professor e palestrante Márcio Rocha afirma que os designers propõem ideias, mas não as desenvolvem em sua totalidade. Esse aspecto possibilita estimular estudantes de moda, engenharia da computação e artes a contribuir com a idealização e aperfeiçoamento de projetos, jogos, celulares, computadores, sob uma perspectiva de produção interdisciplinar.
De acordo com o professor, objetos tecnológicos podem adquirir características humanistas, sustentáveis e sociais que irão contribuir para uma melhor qualidade de vida. “A tecnologia não deve ser vista como algo nocivo, mas como uma maneira de tornar melhor a vida do homem. A poluição tem que ser minimizada e o designer também precisa pensar em alternativas para isso”, alerta Márcio Rocha. Daí a importância de reunir grupos de pesquisa multidisciplinares.
Ilustração de Nayara Gonçalves Nery
Durante o debate, os alunos questionaram as formas encontradas pelo profissional para criar maneiras de adaptar seus produtos em diferentes culturas. O professor considera que estudar os modos de interação é essencial. “Devemos pensar como a tecnologia vai se adaptar aos inúmeros costumes de vida e produzir artifícios para atender às necessidades de cada um deles”, afirma Márcio Rocha.
Para a estudante de mestrado em Cultura Visual, Luciana Hidemi, a troca de informação possibilita uma eficaz evolução da produção tecnológica. “Se cada um fosse trabalhar apenas com o que conhece, as coisas não aconteceriam, é necessário integração”, ressalta Luciana. No término da palestra, ela convidou alunos e professores interessados em desenvolver projetos que reúnem design, arte e tecnologia para trabalharem juntos. Entre os objetivos de se promover a integração dessas áreas está o desejo de elaborar uma exposição de arte e tecnologia que será apresentada em evento científico na Universidade de Brasília - UnB - em setembro.
Fonte: Ascom / UFG