Companhia de teatro da UFG encena texto de Samuel Beckett
A Companhia Máskara – Núcleo de Pesquisa do Espetáculo da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) da UFG - apresentará o espetáculo chamado Companhia, um clássico de Samuel Beckett, estreiado em 2009 no Festival Beckett em Buenos Aires, Argentina.
Companhia é um dos mais facinantes textos de Samuel Beckett. Tem 59 parágrafos, fazendo uma referência implícita ao circulo quase completo do relógio. Quinze desses parágrafos falam de uma cena do passado. Aparentemente o passado de quem está de costas no escuro. A frase de abertura é: “uma voz vem para alguém no escuro. Imagine”. À parte da voz e da pessoa que escuta, há uma outra pessoa, um “outro”. Esta voz fala em segunda pessoa. Escrito em inglês, este conto/romance foi depois traduzido pelo próprio Beckett para o francês e depois adaptado novamente para o inglês. Beckett começou a escrever Companhia em maio de 1977.

Esta encenação feita pela Companhia Máskara - Grupo de Pesquisa do Espetáculo - procura encontrar o diálogo entre estas outras vozes beckettianas. Personas que olham, sentem e buscam o tempo que passa.
A montagem é parte de intensas atividades que se iniciaram em 2002, com vários espetáculos apresentados em diversos festivais no Brasil. Durante o ano de 2009 apresentamos Senhora dos Afogados, de Nelson Rodrigues, e nos últimos passos da estreia da peça de Wedekind, O Despertar da Primavera.
Esta volta a Beckett é resultado da inquietação deixada pela montagem de Esperando Godot, apresentada durante os anos 2005-2007 em várias cidades brasileiras.
Data: 24/04/2010 (Sábado)
Horário: 21 horas
Local: Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) Câmpus Colemar Natal e Silva - Atrás do Museu Antropológico - Av. Universitária, nº 1166 Setor Universitário
Ingressos: 10,00 R$ (Inteira) e 5,00 R$ (Meia)
Apoio: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg)
Ficha Técnica
Atuação: Mariana Tagliari, Ronei Vieira, Valéria Livera
Concepção visual e encenação: Robson Corrêa de Camargo
Iluminação: Robson Corrêa de Camargo
Sonoplastia: Robson Corrêa de Camargo
Duração: 50 minutos
Fonte: Emac / UFG