Medicina recepciona 54 novos docentes com seminário

Eles discutem hoje sobre políticas pedagógicas e administrativas

Um fato inédito marca o calendário da Faculdade de Medicina da UFG nesta quarta-feira, dia 18 de novembro: a recepção simultânea a 54 professores efetivos nomeados e empossados recentemente, com a realização do seminário sobre as políticas pedagógicas e administrativas da FM, destinado a familiarizar os novos docentes com a estrutura da faculdade e inteirá-los sobre as diretrizes curriculares e o projeto político-pedagógico da escola.

O seminário será durante todo o dia no Auditório da FM, das 8h às 12h e das 14h às 17h, iniciando-se com a recepção aos novos docentes e a abertura do encontro a cargo do diretor da FM, professor Heitor Rosa. O diretor considera que a data será um marco na historia da Faculdade, pois nunca houve, ao longo dos 50 anos do curso de Medicina e de existência da Faculdade de Medicina, a nomeação simultânea de tão grande número de professores, nem a realização de um seminário específico para introduzi-los nas atividades docentes.

O objetivo do seminário, explica o diretor, é orientar o novo docente acerca das diretrizes didáticas e pedagógicas do curso de Medicina e sua política de ensino e extensão. “Muito importante é ajudar o novo docente a compreender a máquina burocrática da instituição: quem é quem, onde buscar ou fazer, como proceder na qualidade de servidor da UFG e quais são os seus deveres e direitos”, diz.

Os 54 novos docentes de FM preencherão vagas nas áreas de Urologia, Telemedicina, Técnica Operatória, Otorrinolaringologia, Neurocirurgia, Coloproctologia, Anestesiologia, Oftalmologia, Psicologia Médica, Psiquiatria, Patologia Funcional, Medicina do Adolescente, Gastroenterologia, Práticas Integradoras, Clínica Médica, Endocrinologia, Medicina Comunitária, Ortopedia e Traumatologia, Cardiologia, Neurologia, Cirurgia Vascular, Cirurgia Geral e Aparelho Digestivo, Pediatria Geral, Semiologia Médica, Pneumologia, Hematologia, Reumatologia, Nefrologia e, finalmente, Ginecologia e Obstetrícia.

 

Programação

 

Após a recepção aos novos docentes, o diretor Heitor Rosa abrirá a programação do seminário com palestra sobre o tema A atual Faculdade de Medicina e logo após fará a apresentação dos funcionários da Secretaria Administrativa e Acadêmica da FM. Em seguida, a coordenadora do Internato da FM, professora Edna Regina Pereira, fará a apresentação dos docentes e então a pró-reitora de Graduação da UFG, professora Sandramara M. Chaves, abordará dois temas: O que a UFG espera dos novos docentes e Diretrizes Curriculares.

Na sequência, ainda no período da manhã, o vice-diretor da FM, professor Vardeli Alves de Moraes, falará sobre Projeto Político Pedagógico e Projeto Pró-Saúde. Após o intervalo do almoço, a programação do seminário será retomada às 14 horas com palestra da professora Marilda Schuvartz, coordenadora de Estágios da UFG, que, juntamente com a professora Edna Regina Pereira, falará sobre Lei do Estágio e Internato.

O tema seguinte será Estágio Probatório e Progressões Funcionais, pelo professor José Carlos Serafim, da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos (PRODIR). Logo após, a professora Edna Regina Pereira volta à cátedra para apresentar aos novos docentes a Comissão de Ensino e Programa de Capacitação Docente. Em seguida, a professora Nilzete Olímpio Álvares, da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), fará explanação sobre o Sistema de Cadastro de Atividades Docentes (SICAD). Por fim o diretor da FM, professor Heitor Rosa, falará sobre Termos Circunstanciados Administrativos (TCA), encerrando, assim, o seminário.

 

Fonte: Faculdade de Medicina