UFG prepara professores e estudantes para Olimpíada de Informática
A Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Instituto de Informática e em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, realiza, no próximo dia 21, o treinamento de professores de Informática e professores dinamizadores de laboratórios de Informática de escolas da rede estadual, de Goiânia, para a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Preparando os professores, a UFG espera estimular a participação dos estudantes das escolas públicas no concurso nacional que será realizado no próximo ano.
A olimpíada tem por objetivo despertar nos jovens o interesse pela Ciência da Computação e pelas ciências em geral, além de aproximar a universidade dos ensinos médio e fundamental, contribuindo, também, para identificar talentos e vocações. Ela é promovida anualmente, desde 1999, pela Sociedade Brasileira de Computação e pela Fundação Carlos Chagas, e encontra-se na sua 10ª edição. A organização nacional da olimpíada é feita pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Para o programa de treinamento que começa no dia 21 deste mês, a UFG disponibilizará espaços na internet, material impresso e vídeos para professores e alunos. Esse material inclui noções de lógica e programação e exercícios comentados. O ambiente virtual facilitará a comunicação com os alunos e a disponibilização de material para estudo individual. As escolas deverão fazer a inscrição no site da OBI: http://olimpiada.ic.unicamp.br/inscricao. Elas deverão enviar um e-mail com os nomes dos professores interessados em participar do treinamento para obi@inf.ufg.br. Os primeiros 40 professores de Goiânia que se inscreverem serão os participantes do primeiro curso de 10 horas, no Instituto de Informática da universidade.
O curso de curta duração vai informar aos professores como deverá ser a preparação dos estudantes e os conteúdos nas diferentes modalidades e nos vários níveis. Os professores receberão, também, uma prova de múltipla escolha a ser aplicada aos estudantes interessados e corrigida pelo Instituto de Informática da UFG. O resultado dessa prova irá subsidiar a seleção de estudantes para cursos de treinamento. Haverá turmas para alunos de ensino fundamental e ensino médio.
O Instituto de Informática da UFG atuará como sede para a OBI na primeira e na segunda fase.
Fonte: Secretaria de Estado da Educação