Inaugurada a Banca de Conciliação da FD/UFG
Na manhã de hoje a Faculdade de Direito da UFG inaugurou a Banca Permanente de Conciliação feita em convênio com o Tribunal de Justiça do estado de Goiás (TJ-GO). A banca funcionará nos períodos matutino e noturno com a atuação de professores e acadêmicos da FD que receberão casos concretos encaminhados de juizados e propiciarão a prática jurídica para alunos da FD e professores. Assim a Banca atuará como um laboratório uma vez que os alunos terão contato direto com a metodologia jurídica da conciliação. O diretor da FD, Eriberto Francisco Bevilaqua Marin, destaca que a Banca de Conciliação proporciona a construção na prática do Direito de uma cultura pela paz e não do conflito. Além disso, a Banca colaborará para a agilização do andamento dos processos, permitindo o acesso das pessoas à justiça.
Na abertura da Banca de Conciliação a professora Maria Socorro Sousa Afonso da Silva afirmou que a UFG caminha a largos passos para agilizar os processos judiciários, sendo de grande importância tanto para o judiciário quanto para os alunos. Já Doraci Lamar Rosa da Silva Andrade, juíza do 4º. Juizado Especial Cível e coordenadora regional do Movimento pela Conciliação do Tribunal de Justiça, destacou que a implantação da Banca é a realização de um sonho em prol de que a prática da conciliação seja cada vez mais crescente no país.
O juiz auxiliar da presidência do TJ-GO, Aureliano Albuquerque Amorim, lembrou o exemplo de países desenvolvidos onde opções de resolução harmoniosa de conflitos e fomento da prática da conciliação proporciona uma agilização do Poder Judiciário. O diretor da FD salientou ainda que “o Direito não é para conflito, mas para resolução de conflitos”; nesse sentido, a Banca gera o fomento da paz em nossa sociedade, que carece cada vez mais do resgate de princípios fundamentais como a ética e a solidariedade.
Fonte: ASCOM/UFG
Categorias: Agilidade