Jornal UFG e Rádio Universitária promovem mesa-redonda nesta quarta-feira

Com transmissão ao vivo, encontro vai discutir a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas do ensino básico

A Assessoria de Comunicação e a Rádio Universitária 870 AM da Universidade Federal de Goiás (UFG) promovem amanhã, 3 de fevereiro (quarta-feira), mais uma edição da mesa-redonda tradicionalmente publicada no Jornal UFG. Transmitida ao vivo a partir das 10 horas, a mesa-redonda abordará a obrigatoriedade da inclusão no currículo oficial da Rede de Ensino da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, instituída pela Lei n° 10.639 de janeiro de 2003. Nessa oportunidade esperamos problematizar alguns aspectos da lei quanto aos seus avanços e limites, a realidade do ensino em sala de aula e a formação dos professores diante dessa nova exigência.

O objetivo é promover o debate sobre questões diversas relacionadas ao trabalho com conceitos e informações sobre a África e a afrodescendência na educação básica. Esta também será uma oportunidade de colocar em pauta a diversidade cultural, o preconceito racial e o processo de formação de novos cidadãos.

Foram convidados para compor essa edição da mesa-redonda a professora do Centro de Pesquisa e Ensino Aplicada à Educação (Cepae) e coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação Básica, Mônica Martins; o professor do Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa) e coordenador do Núcleo de Estudos Africanos e Afrodescendentes, Allex Ratts; a coordenadora do Centro de Formação dos Profissionais de Educação da Secretaria Municipal de Educação, Marcilene Pelegrine Gomes, e Márcia Aparecida Vieira Andrade, membro da Superintendência de Educação Básica da Secretaria Estadual de Educação.

 

Mesa-redonda do Jornal UFG

Tema: Inclusão da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo oficial da Rede de Ensino Básico

Às 10 horas, ao vivo, na Rádio Universitária 870 AM

 

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Debate