Moçambicanos homenageiam pró-reitora de Graduação

Comissão da Universidade Pedagógica de Moçambique esteve na UFG para finalizar projeto pedagógico de curso que será implantado em parceria entre as duas instituições

Por Marcela Gumarães

Foto: Reuben Lago

 

A comitiva de professores moçambicanos da Universidade Pedagógica de Moçambique homenageou nesta quinta-feira (17/06) a pró-reitora de Graduação, Sandramara Matias Chaves. Presentes na UFG para firmar parceria de implantação do curso de Ciências Biológicas na instituição africana, os professores presentearam a pró-reitora com um traje típico de Moçambique, a capulana. Segundo a professora Ana Wamir Conceição, essa é uma roupa que representa a tradição e  maturidade das mulheres de seu país.

Ela e os professores Juvêncio Manuel Nota, André Machava Manhiça e o diretor adjunto do Centro de Educação a Distância da Universidade Pedagógica, Lourenço Mavaieie, conheceram a estrutura do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR), onde receberam noções de educação a distância e da plataforma moodle (software livre de apoio à aprendizagem).

Ao lado dos docentes Rafael Dias Loyola, Weliton Ribamar Lopes e Cristiane Lopes Simão Lenes do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), os professores moçambicanos concluíram o projeto pedagógico do curso de Ciências Biológicas que será oferecido na modalidade a distância em Moçambique. Para Ana Wamir, a contribuição da UFG é de grande importância e ajudará a suprir a carência de docentes que Moçambique possui. “O nosso objetivo é a formação de quadros de alto nível de competência que possa atuar como cidadão responsável”, afirmou a professora. O projeto será apresentado e avaliado pelo Ministério da Educação (MEC). A previsão do início do curso é em agosto.

Essa parceria é um convênio do MEC com o governo moçambicano, por meio do projeto Universidade Aberta do Brasil (UAB). A finalidade é implantar cursos de Pedagogia, Matemática e Gestão Pública juntamente com as seguintes instituições: Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio).

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: Visita