II Seminário Observatório da Educação discute o ensino da Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

Professores e estudantes de quatro instituições do país discutem princípios e práticas da organização do ensino de Matemática

NesSa sexta-feira (30) iniciaram-se as atividades do II Seminário Observatório da Educação no salão nobre da Faculdade de Direito da UFG. Neste ano o evento tem como temática “Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: princípios e práticas da organização do ensino”, e é uma iniciativa do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPE).


O tema foi escolhido em razão dos resultados publicados pelo INEP que mostram que o problema da educação no Brasil está ligado à aprendizagem e não à falta de acesso à escola, pois não há problemas significativos em relação ao segundo fator. Dessa forma, o seminário busca levantar questões como: o que há por trás dos números que indicam o baixo desempenho dos estudantes brasileiros em Matemática? Vamos mal em Matemática por quê? Os dados divulgados podem subsidiar uma nova proposta curricular de Matemática com a participação dos professores?

O projeto está ligado a quatro núcleos localizados na Universidade de São Paulo (USP), na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na USP de Ribeirão Preto, e na Universidade Federal de Goiás (UFG). Na UFG, o coordenador do núcleo é o professor do IME, Wellington Lima Cedro.


Como atividade de abertura, foi realizado um grupo de discussão liderado pelo coordenador geral do projeto, Manoel Orisvaldo de Moura (USP), com a temática “O projeto como atividade”. Manoel de Moura procurou discutir as ações que estão diretamente ligadas à educação matemática como atividade. Essas ações foram divididas em quatro: currículo, atividade de ensino, formação e pesquisa.

A respeito do currículo, segundo o professor, procura-se trabalhá-lo como desenvolvimento do humano por meio da apropriação da cultura. O currículo não deve ser visto como algo estático e sim em constantes renovações, procurando levar problemas sociais para o conteúdo escolar.

Quanto à atividade de ensino, Manoel de Moura discutiu a importância do ensino para o desenvolvimento intelectual do sujeito e as ações do professor ligadas a essa atividade. Já na atividade pedagógica, o coordenador diz que “são dois se formando, o educador e o educando”, tendo a formação como um movimento de constituição do sujeito professor como profissional de ensino e da identidade do aluno.

Para finalizar, destacou a importância da pesquisa na educação escolar, “pois é ela que identifica os problemas, e assim as soluções possibilitam a concretização da educação como atividade pedagógica”, afirmou.

O seminário ocorre nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro e, além dos grupos de discussão, apresenta também grupos de trabalhos.

Fonte: ASCOM/UFG