Lan_amento do CD _Vin_cius, sem mais saudades_

C_line Imbert e Marcelo Ghelfi fazem show no dia 02 de dezembro, em comemora__o ao anivers_rio de 44 anos da UFG.

 Dia 02 de dezembro de 2004, quinta-feira _s 09h15

Teatro da EMAC/UFG - Campus II - Samambaia

O show _Vin_cius, sem mais saudades_ surgiu de uma proposta ousada. O pianista e arranjador Marcelo Ghelfi da Orquestra Jazz Sinf_nica convidou uma das melhores cantoras l_ricas do Brasil, C_line Imbert, para cantar um de nossos grandes compositores de M_sica Popular Brasileira: Vin_cius de Morais. O diretor Caetano Vilela se juntou ao projeto, delineando um roteiro primoroso. O resultado _ um emblem_tico espet_culo cheio de vigor, suavidade e todas as nuances do universo do poeta.

Foram nove meses de ensaio e o duo chega a interpreta__es _mpares. C_line _ uma cantora de _pera que foi talhada para dominar um palco e, nele, viver paix_es intensas como Vin_cius, em sua poesia e em sua vida. A can__o ganha outra dimens_o pelo tratamento dado _s melodias, pela valoriza__o da palavra, pela voz aprimorada e perfeita t_cnica vocal.

C_line Imbert est_ em perfeita sintonia com o pianista e arranjador Marcelo Ghelfi. Eles revestem a poesia de Vin_cius e seus parceiros musicais em uma atmosfera de extremo respeito ao compositor numa homenagem definitiva. S_o 75 minutos do melhor de Vin_cius , divididos em tr_s blocos: Encontros, Desencontros e Brasil. _Canto de Ossanha_ (Vin_cius-Baden Powell), m_sica preferida pelo p_blico tem arranjo permeado por toques de blues e jazz que surpreendem. _Primavera_ (Vin_cius-Carlos Lyra) _ interpretada com todo lirismo merecido. C_line Imbert mostra sua voz cristalina em vocalizes perfeitos em _Canta, Canta Mais_ (Vin_cius-Tom Jobim), momento cl_ssico do show, pois a m_sica de Jobim foi assumidamente baseada em Bachianas de Villa-Lobos. As can__es _Arrast_o_, _Zambi_ e _Rosa de Hiroshima_ d_o o tom social _ obra do poeta , falando de pescadores, negros e guerra.

C_line Imbert entrega-se no palco com viscerais, mas sutis interpreta__es musicais, sempre acompanhadas do piano envolvente e exuberante de Marcelo Ghelfi, intercalando com sua voz quente, a declama__o de poesias de Vin_cius. A ilumina__o m_gica de Caetano Vilela _ um recurso que ajuda a narrativa do show, ora dram_tica, l_rica ou _pica.

Durante toda a turn_, 1.500 pessoas lotaram as salas de espet_culo e aplaudiram fervorosos, com l_grimas e muitos elogios ao final de cada show. O espet_culo teve casa cheia em todas as seis cidades (Santo Andr_, Araraquara, Ribeir_o Preto, S_o Carlos, Rio Preto e S_o Paulo) e sempre com a exig_ncia do p_blico de retorno depois da grava__o do CD.

Como surgiu o projeto

A cantora C_line Imbert e o pianista Marcelo Ghelfi se encontraram num show da Jazz Sinf_nica em 2001, onde C_line Imbert foi convidada a participar para interpretar duas can__es brasileiras. Marcelo Ghelfi, pianista da Jazz Sinf_nica, havia ficado muito curioso em ver qual seria o resultado da uni_o do canto l_rico com a m_sica popular brasileira. O impacto foi t_o positivo que Ghelfi, em seguida, convidou C_line para o projeto _Vin_cius sem mais saudades_.

Cantoras de _pera como Elly Ameling, Jessie Norman e Kiri Te Kanawa tamb_m emprestaram suas vozes para a m_sica popular. "A m_sica erudita foi uma avalanche na minha vida", lembra C_line que j_ participou de _peras do porte de "_dipo Rei" (Igor Stravinsky), "Suor Angelica" (G. Puccini), "Carmen" (G. Bizet), entre outras. Ela iniciou sua carreira, cantando na noite paulistana. "Hoje tenho vontade de resgatar momentos significativos da minha vida que foram marcantes para mim, atrav_s da M_sica Popular Brasileira. Cantar esses cl_ssicos _ uma emo__o".

Em 1996, C_line Imbert participou de um espet_culo de Naum Alves de Souza, onde declamou poesias e interpretou, entre outras can__es, "Sentimental eu fico", de Renato Teixeria, e "Canto Triste", de Edu Lobo. Foi um sucesso de cr_tica. Como sempre, C_line conquistou o p_blico pela voz e dramaticidade. Sua voz foi comparada _ de Elis Regina. "Voz de Elis num motor Turbo", segundo o cr_tico Irineu Franco Perp_tuo, j_ que atinge todos os agudos, m_dios e graves, que canta com todo seu ser, que se entrega _ m_sica, que projeta o corpo como projeta a voz.

O pianista Marcelo Ghelfi, por sua vez, fez o caminho inverso. Teve forma__o erudita, sendo um dos finalistas do Concurso "Camargo Guarnieri" em piano erudito. Graduou-se em Composi__o e Reg_ncia pela UNESP. Posteriormente, escreveu arranjos para Dori Caymmi, Borghetinho e Jane Duboc, acompanhou Zizi Possi em concerto com a Orquestra Petrobr_s e todos os convidados da Orquestra Jazz Sinf_nica, como Jo_o Bosco, Ivan Lins, Leila Pinheiro, entre outros.

No repert_rio do show "Vin_cius, sem mais saudades", "Canta, canta mais" (Tom Jobim-Vin_cius), "Deixa" (Baden Powell-Vin_cius), "Sem mais adeus" (Francis Hime-Vin_cius), "Primavera" (Carlinhos Lyra-Vin_cius), "Arrast_o"(Edu Lobo-Vin_cius), "Valsinha" (Chico Buarque-Vin_cius), entre outras. Arranjos s_o de Marcelo Ghelfi. Roteiro, ilumina__o e dire__o s_o de Caetano Vilela.

Duo gravou CD pela Gravadora CPC-UMEs depois de bem sucedida temporada de shows, em seis cidades do estado de S_o Paulo.

Fonte: Escola de M_sica