Reitor da UFG recebe o poeta Gilberto Mendonça Teles

Encontro celebrou parceria do escritor goiano com a Universidade

Texto: Carolina Melo

Fotos: Carlos Siqueira

Durante conversa com o reitor da UFG, Edward Madureira, e com a vice-reitora, Sandramara Matias, o poeta goiano e crítico literário brasileiro, Gilberto Mendonça Teles, relembrou o processo de construção de sua biblioteca particular e a sua decisão em doar o seu acervo pessoal para a biblioteca da Universidade. O encontro também firmou parceria para os lançamentos das recentes obras do autor.

Gilberto Mendonça Teles

Poeta e crítico literário Gilberto Mendonça Teles fez doação de acervo pessoal à biblioteca da UFG

Gilberto Mendonça Teles é natural de Bela Vista de Goiás e, formado em Direito e Letras Neolatinas, foi um dos professores fundadores da UFG. “Naquele princípio, tive que aprender a ensinar. Então, todo lançamento de um livro importante, eu comprava, e assim fui formando minha biblioteca”, relembra. “Agora, eu ganho muitas obras das editoras. Chega um dia, os livros vão empurrando a gente para fora de casa”, brinca.

Segundo o poeta e professor, a decisão de doar os livros para a universidade goiana foi feita por meio de algumas reflexões sobre a sua origem e sobre a carência de acervos na região. Inicialmente, cerca de seis mil obras de propriedade de Gilberto Mendonça foram doadas para a biblioteca municipal de Bela Vista de Goiás, que leva o nome de sua mãe, Celuta Mendonça Teles.

Gilberto Mendonça Teles UFG

A partir da intermediação da bibliotecária e diretora do Sistemas de Biblioteca da UFG, Maria de Souza Lima, e também da professora da faculdade de Letras e presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Zaira Turchi, as negociações para a doação do acervo do escritor para a UFG começaram. “Dentro da crise orçamentária, deparei-me com a necessidade de doar esse acervo para a universidade”, relembra o escritor. Cerca de 10 mil livros do acervo pessoal do poeta já estão sob a responsabilidade da Biblioteca Central da UFG. No início do ano que vem, novos quatro mil exemplares serão recebidos pela biblioteca.

Lançamento de livros na UFG

No alto de seus 86 anos, Gilberto Mendonça Teles tem na lista, para os próximos anos, a publicação de três novos livros. Dois deles, a segunda edição do livro Defesa de poesia, e o segundo volume do Memórias, Entrevistas serão lançados ainda esse ano na UFG. O primeiro é o resultado de 10 anos de pesquisa sobre a história da poesia no mundo, o segundo é o compilado de entrevistas do escritor aos veículos de comunicação. Um terceiro livro, A poesia em Goiás, será lançado em sua terceira edição pelo Centro Editorial e Gráfico (Cegraf) da UFG. Durante o encontro, o reitor Edward Madureira afirmou ser uma honra receber Gilberto Mendonça Teles.

Categorias: Institucional Última hora