O reitor da UFG, prof. Edward Madureira Brasil, recebeu nesta quarta-feira, dia 19, uma homenagem oficial da Escola de Cine e Audiovisuales (ECA) da cidade de La Paz, Bolívia. A homenagem foi entregue pelo professor e coordenador do projeto Colóquio Itinerante BraBo, professor Nilton José dos Reis Rocha, em agradecimento ao apoio que a Reitoria e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFG (Proec) deram ao projeto em forma de recursos, transporte e alimentação. Nilton Rocha agradeceu também ao pelo pró-reitor de Extensão e Cultura da UFG, professor Anselmo Pessoa Neto.
O projeto BraBo teve início em 2006 com a ida de 15 alunos de Jornalismo da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da UFG à cidade de La Paz para a realização de um colóquio cultural entre o Brasil e a Bolívia, visando firmar parcerias acadêmicas entre as Universidades além de garantir uma oportunidade de ensino diferenciada para os alunos, com trocas de experiência na área do audiovisual e cinema. Oficinas sobre transmissão de áudio e vídeo pela internet e linguagem de programação básica em HTML para computadores, foram algumas das atividades que marcaram o encontro.
Em 2007, o projeto proporcionou a vinda de alunos da ECA, para que pudessem, em parceria com a UFG, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), realizarem oficinas de vídeo com tribos Terêna e Bororo, assentamentos do MST e escolas públicas na Cidade de Goiás.
Para assistir aos vídeos gravados e ver as fotos do colóquio, acesse o site www.facomb.ufg.br/magnifica
Clique aqui para conferir a reportagem feita pela UCDB sobre o evento