Festival audiovisual na Faculdade de Ciências Sociais

Mostra de Vídeos Etnográficos abre com palestra magna de antropólogo francês

Por Illa Rachel (Ascom/UFG)

Fotos: Carlos Siqueira

 

Unir realizadores de vídeos etnográficos, trocar experiências e estreitar laços com a comunidade acadêmica e a população. Esses são os principais objetivos da I Mostra de Vídeo Etnográfico (MOVE) da UFG que teve início na quarta-feira (19/5) e segue até amanhã (22/5). O festival, organizado por alunos e professores da Faculdade de Ciências Sociais (FCS/UFG), teve a coordenação do professor Gabriel Omar Alvarez e da vice-diretora da FCS, Maria Luiza Rodrigues Sousa.

 

A cerimônia de abertura foi realizada no auditório do Instituto de Matemática e Estatística (IME/UFG), com a presença do reitor da universidade, Edward Madureira Brasil, da vice-diretora da FCS, Maria Luiza Rodrigues de Sousa, de Clarisse Peixoto, do Grupo de Trabalho de Antropologia Visual da Associação de Antropologia, representando o presidente da Associação, Carlos Caroso, José Eduardo da Silva Batista, assessor especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, representando o prefeito de Goiânia, Paulo Garci, e o organizador do evento, professor Gabriel Omar Alvarez.

 

Segundo o reitor, a realização desse tipo de evento na universidade permite o crescimento da instituição e insere a UFG, com ênfase nas ciências socias, em um novo patamar de discussões, além de permitir a aproximação dos estudantes com especialistas da área para discutir a temática. “Acredito que esse evento vai fortalecer ainda mais a área da antropologia na universidade e creio que as discussões levarão à formação de novos projetos e novas linhas de discussão”, ressalta o reitor. Edward Madureira destacou também a parceria com os Ministérios da Cultura, da Educação e da Integração Nacional, além da Prefeitura de Goiânia, e agradeceu o apoio.

 

O coordenador do MOVE, Gabriel Omar Alvarez, destacou a participação dos alunos na concretização da mostra. Para o professor, a dedicação dos estudantes foi fundamental tanto para a concepção das ideias como para a execução do projeto. Ele ressaltou ainda que, com o MOVE, nomes importantes da antropologia virão a Goiânia e isso trará consequências para a universidade. “A presença de antropólogos que trabalham com a antropologia visual do Brasil e do mundo aqui na UFG vai criar um intercâmbio com os cursos de outras instituições, além de dar projeção ao programa de pós-graduação das ciências sociais”, salienta Gabriel Alvarez.

 

A aluna Taiana Renata Martins, do 7º período de Ciências Sociais, acredita que os alunos devem participar de eventos como este porque é preciso discutir o tema além das salas de aula. Membro da Comissão Organizadora do MOVE, a aluna espera que o festival desperte nos alunos o interesse pela antropologia, tanto da UFG como de outras faculdades e que aumente a relação da área com outras unidades da UFG, como a Comunicação.

 

Palestra Magna

 

Além do pronunciamento da mesa diretiva, fez parte da programação da cerimônia de abertura do I MOVE uma palestra magna com o antropólogo francês Marc Piault. Ele é diretor de pesquisas do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França e é associado ao Centro de Estudos Africanos e ao Instituto de Pesquisa pelo Desenvolvimento.

 

O tema da palestra foi “A experiência do Comitê Du Film Etnographique”, do qual ele é presidente. Marc Piault fez um paralelo entre o audiovisual e a antropologia, e o modo como as duas áreas praticamente cresceram juntas, tomando como exemplo obras dos Irmãos Lumiére. “Com a antropologia visual, abre-se novos campos, novas perspectivas de registro social. E por isso surgem novos questionamentos que permitem traçar uma relação entre o passado e o presente”, explicou o professor.

 

A cerimônia de abertura terminou com a exibição do filme Rap  - O canto da Ceilândia, um documentário de Adirley Queiroz que mostra um diálogo com quatro artistas do rap nacional, moradores da Ceilândia, uma cidade-satélite de Brasília. Além disso, artistas locais se apresentaram no Pátio da FCS e encerraram a noite.

 

A I Mostra de Vídeo Etnográfico da UFG vai até o dia 22 de maio com exibição de filmes no Cine UFG, no pátio da Faculdade de Ciências Sociais e no Auditório do IME, no Câmpus Samambaia.  A programação começa às 9h da manhã e segue até o período da noite, com uma palestra de fechamento e a premiação e projeção de filmes premiados.

        

 

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: I MOVE