Tentando desvendar os enigmas do universo

Oficina sobre Astronomia atrai a atenção do público durante a SBPC Jovem


 

“Porque não dá para ver as estrelas na cidade grande tão bem quanto em campo aberto?”, “Quais são os planetas gasosos do sistema solar?”, Porque Plutão não é mais planeta?”. Essas foram algumas das questões levantadas por jovens na faixa dos 13 aos 20 anos que lotaram a oficina “Enigmas do Universo: perguntas e respostas?”, oferecida no dia 11 de julho como parte da programação da SBPC Jovem.

A oficina foi ministrada pelo diretor do Planetário da UFG, professor Juan Bernardino Marques, que esclareceu já no princípio de sua palestra que aquilo se tratava de uma conversa e não de uma oficina convencional. Com um clima leve e sob olhares atentos, ele conduziu explicações acerca da origem dos estudos sobre Astronomia, os principais cientistas da área, a teoria hoje aceita para explicar o surgimento do sistema solar, dentre outros assuntos.

“A Astronomia é o estudo de tudo o que foi, tudo o que é e tudo o que virá a ser no universo, desde as menores partículas e átomos até as maiores escalas”, contou o professor. Os enigmas propostos pelo tema despertaram por completo o interesse dos presentes, o que foi demostrado ao findar dos 50 minutos oficiais de duração da oficina, quando o professor avisou que ainda tinha material para mais uma hora de discussão, e praticamente todos os jovens permaneceram na sala, curiosos pelo que estava por ser abordado.

Sobre a presença de um ponto de interrogação no fim do título de sua oficina, “Enigmas do Universo: perguntas e respostas?”, o professor brincou que com certeza pode conversar sobre a maioria das perguntas, mas não tem respostas totalmente corretas para todas elas. “A Astronomia é uma ciência que tem constantes descobertas. O que é aceito como verdade hoje, pode mudar amanhã. O que o homem conhece de fato é uma parcela muito pequena do universo, cada descoberta pode ressignificar o sentido das anteriores.”, explicou ele.

Porém, fosse aprendendo que a luz artificial das grandes cidades atrapalha a enxergar as estrelas a olho nu, que quatro dos planetas do sistema solar são gasosos, ou que a mudança na classificação de Plutão para “planeta-anão” é apenas uma questão de nomenclatura, o público teve sua sede de conhecimento sanada e alimentada simultaneamente, como a de um bom aprendiz de cientista deve ser.

 

Acompanhe a cobertura completa da 63ª Reunião Anual da SBPC
em nosso blog www.sbpcnaufg.blogspot.com

e pelo Twitter @ufg_oficial.

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: SBPC Jovem