Lavar mãos para prevenir doenças é tema de concurso de paródias

Cantafen mostrou de forma criativa e irreverente o tema higienização das mãos 

Texto: Renato Rodrigues

Fotos: Carlos Siqueira

Humor e criatividade para falar de um assunto sério. O Núcleo de Estudos e Pesquisa de Enfermagem em Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Nepih), da Faculdade de Enfermagem (FEN) da UFG, promoveu nesta quinta-feira (05/5) o “X Cantafen”, Concurso de Paródias. Com o objetivo de conscientizar sobre importância de se lavar corretamente as mãos,  o evento faz parte das ações em comemoração do Dia Mundial da Higiene das Mãos, celebrado no mesmo dia.

Participaram do Concurso de Paródias dezenas de estudantes de graduação e pós-graduação em Enfermagem e de outros cursos, professores da Faculdade de Enfermagem e profissionais da área da saúde. O tema escolhido para esta edição do evento foi “Higienização das mãos enquanto medida de prevenção e controle de infecção”. O dia 5 de maio foi escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o “Dia Mundial da Higiene das Mãos” como forma de incentivar este ato individual tão importante para evitar infecções e a transmissão de doenças. 

CANTAFEN 2016 4

Público lotou o auditório da Faculdade de Enfermagem e participou do sorteio de vários brindes durante as apresentações

A professora Anaclara Ferreira Veiga Tipple, coordenadora do Nepih e responsável pelo projeto de extensão “Mãos Limpas”, destacou a importância do concurso por trazer uma proposta que nasceu de uma ideia de incentivo à higienização. Ela comemorou os dez anos do Cantafen e lembrou que lavar as mãos é atitude simples, mas está entre as ações de prevenção mais negligenciadas pela sociedade.

CANTAFEN 2016 7

Grupo Recuid, vencedor do IX Cantafen no ano passado, animou o público e se classificou em segundo lugar no concurso 

Anaclara Tipple avalia que o evento alcançou o seu objetivo por tratar de uma forma lúdica um assunto sério. “Tratamos da importância da higienização das mãos enquanto medida preventiva básica de infecções na assistência à saúde”, pontuou. Para a coordenadora o concurso ainda promove a integração entre os profissionais área da saúde, professores e alunos do curso de Enfermagem, dos programas de pós-graduação oferecidos pela FEN e outras unidades da UFG.

Segundo a professora, uma novidade do X Cantafen foi a participação de crianças na apresentação das paródias. “Foram duas paródias preparadas por filhos de professores da Faculdade de Enfermagem”, explicou. Anaclara Tipple ressaltou que o evento conseguiu cumprir o seu papel de apresentar ao público de forma alegre e divertida a conscientização sobre o tema da higienização das mãos.

CANTAFEN 2016 3

Vencedores do X Cantafen apresentaram paródias irreverentes sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti

A coordenadora lembrou que além do tema principal, as paródias elaboradas pelos participantes do concurso deste ano também incluíram as formas de prevenção às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como a Zika, a Dengue e a Chikungunya. “Estamos no meio de uma epidemia de H1N1 e lavar as mãos está entre as principais formas de se prevenir a doença”, reforçou.

CANTAFEN 2016 5

Concurso arrancou muitas risadas da plateia durante as paródias e todos interagiram batendo palmas durante as canções 

 Premiação

Com fantasias coloridas, coreografias irreverentes e muita animação os concorrentes do X Cantafen apresentaram suas paródias e contagiaram a plateia. Muitas das músicas foram acompanhadas pelo público com palmas e algumas letras foram rapidamente memorizadas e cantadas seguindo o ritmo das canções. O corpo de jurado foi formado por dez participantes entre professores do curso de Enfermagem e outros convidados da Universidade. A Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFG, professora Giselle Ottoni, foi uma das convidadas para ser jurada do concurso e representou o Reitor da UFG, Orlando Amaral, no evento.

CANTAFEN 2016 1

Crianças do Cantafen Kids fizeram sucesso com as paródias apresentadas e levaram troféus pela participação no concurso

No Cantafen Kids, dois grupos formados por crianças arrancaram aplausos dos jurados e empolgaram aqueles que acompanharam a apresentação. A decisão dos jurados para esta categoria foi empate técnico com a divisão do primeiro lugar pelas duas equipes. Como prêmio as crianças receberam o troféu “Cantafen Kids” pela participação no X Cantafen. Quem levou o primeiro lugar desta edição do concurso foi o grupo chamado “Turma 49 – Soberana”, formado por alunos do segundo ano do curso de Enfermagem. Eles apresentaram a paródia “Roxéfunk Robótico”, de autoria da aluna Bruna Miztella.

A estudante afirma que a houve uma grande dedicação de todos os envolvidos na elaboração da paródia e que estão muito felizes pela conquista do prêmio. Bruna Miztella acrescenta que o grupo é formado por pessoas que já tinham alguma relação com a área artística, o que facilitou a performance. “Buscamos escolher músicas bem conhecidas e já vamos começar a pensar na próxima edição do Cantafen”, disse.

CANTAFEN 2016 2

Professores e alunos mostraram performances divertidas e algumas paródias foram baseadas em trilhas sonoras de filmes 

Em segundo lugar se classificou o grupo Recuid formado por estudantes da graduação e do programa de pós-graduação da Faculdade de Enfermagem. A equipe venceu o IX Cantafen realizado no ano passado e este ano foi vice-campeã apresentando a música “I want to be free”, de autoria de Renato Pessoa Vale. Os jurados elegeram em terceiro lugar a paródia “Mix da Higiconscientização”, de autoria da estudante de graduação em Enfermagem, Joyce Soares.

CANTAFEN 2016 6

Muita alegria e descontração durante os shows e com danças coreografadas atraíram a atenção dos jurados do X Cantafen 

 

Confira fotos e vídeos pelos links abaixo:

Vídeo

Fotos

 

 

 

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Última hora CANTAFEN