Conselho Universitário fecha o ano letivo na UFG
A última reunião do Conselho Universitário (Consuni), realizada nessa sexta-feira, marcou o encerramento do ano letivo na UFG. A ocasião comemorativa homenageou os servidores, estudantes e professores que se destacaram em suas áreas de atuação, seja em congressos ou concursos. O reitor Edward Madureira Brasil, presidindo a reunião, ressaltou que o objetivo maior desse Consuni foi a entrega dos certificados de reconhecimento. “Isso é apenas uma mostra do que a comunidade acadêmica produz dentro da universidade”, comentou o reitor. A diretora da Faculdade de Farmácia, Clévia Ferreira Duarte, homenageada, apontou a iniciativa como um incentivo para a comunidade acadêmica aprofundar na produção de conhecimento.
Além disso, o reitor apresentou um breve resumo dos resultados das ações nos quatro últimos anos. Trinta e dois novos cursos, ampliação de bolsas de pesquisa e extensão, aumento e renovação do espaço físico, aquisição de equipamentos e investimento nos câmpus do interior são alguns dos pontos de crescimento nessa gestão. Entre os desafios para o próximo ano estão a realização de concursos públicos para professores e servidores.
A união dos conselheiros da UFG também serviu para encaminhamento previsto em estatuto: a aprovação da Proposta Orçamentária 2010. O pró-reitor de Administração e Finanças, Orlando Afonso Vale Amaral, informou que o orçamento para UFG será de quase R$ 510 milhões. “Grande parte é folha de pagamento de pessoal e manutenção da universidade”, afirmou. No entanto, despesas com obras, formação de professores e a expansão prevista pelo Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) também são prioridades.
Outra proposta aprovada foi a criação do curso de doutorado em Nanotecnologia Farmacêutica. De acordo com a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Divina das Dores de Paula Cardoso, esse doutorado é nacional e congrega dez instituições públicas. Serão disponibilizadas 16 vagas e a previsão para processo seletivo é em janeiro próximo. Também foi aprovado o modelo de alocação de vagas para docentes para concurso público. A Reitoria apresentou quantia de contratação para as unidades acadêmicas, variando entre um e sete professores a serem contratados também no próximo ano. Porém, a pauta de aprovação do modelo de alocação para docentes da Educação a Distância (EaD) ficou para discussão na próxima quarta-feira.
Na ocasião, ainda foi feito o convite para a cerimônia de recondução do professor Edward Madureira Brasil à Reitoria da UFG. A solenidade ocorrerá no dia 22 de dezembro, na Sala de Atos do Ministério da Educação (MEC) em Brasília. Em Goiânia, a nova gestão tomará posse no dia 6 de janeiro de 2010.
TV UFG – No fim da reunião, o reitor Edward Madureira Brasil anunciou: “a TV UFG já está no ar”. O lançamento foi feito na última segunda-feira, mas, por problemas técnicos, somente agora os televisores da cidade poderão sintonizar o canal 14 e acompanhar o crescimento de uma televisão pública de caráter cultural e educativo.
UFG 50 anos– “Uma história viva. Uma história presente” é o lema da campanha de comemoração do cinqüentenário da UFG. “50 anos é uma marca emblemática. Cada um de nós, no seu tempo, constrói a história da universidade”, sintetizou o reitor Edward. Serão seminários, congressos e publicações previstos durante todo ano de 2010.
Fonte: Ascom UFG
Categorias: Consuni