Inclusão digital chega a catadores de materiais recicláveis
O projeto atende, a princípio, seis cooperativas de catadores de materiais recicláveis da região metropolitana de Goiânia
Texto: Maria da Glória Alves da Silva
As tecnologias de informação e comunicação chegaram às cooperativas de catadores de materiais recicláveis de Goiânia apoiadas pela Incubadora Social da UFG. Essa realidade só foi possível graças a um projeto acadêmico de inclusão digital de alunos da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da UFG, sob a coordenação da professora Laura Vilela Rodrigues Rezende.
Intitulado de Rede Digital de Cidadania, o projeto atende, a princípio, seis cooperativas de catadores de materiais recicláveis da região metropolitana de Goiânia. Seu objetivo é desenvolver uma tecnologia social por meio de cursos de capacitação de inclusão digital, que integrem a dimensão humana, social e tecnológica da informação.
Esta semana começa a segunda etapa de cursos de formação do projeto, que prossegue até o dia 8 de abril. Serão beneficiados 30 trabalhadores de dois grupos, da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis “Reciclamos e Amamos o Meio Ambiente” (Cooper Rama) e da Cooperativa de Reciclagem de Lixo (Cooprec). Até o final de maio todas as etapas serão concluídas, com a capacitação de cerca de 100 catadores, com idade entre 22 a 30 anos.
Uso da TIC
O projeto Rede Digital de Cidadania se caracteriza como uma proposta de criação de tecnologia social por meio de capacitações voltadas para o desenvolvimento de competências informacionais no contexto dos grupos de catadores de materiais recicláveis da região metropolitana de Goiânia.
A iniciativa se configura como sendo um conjunto de ações que potencializarão a inclusão social e produtiva dos grupos de catadores em questão, por meio das capacidades e oportunidades no uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs).
Fonte: Ascom/UFG
Categorias: Última hora Incubadora Social UFG