Nota de pesar
UFG lamenta a morte da professora emérita Moema de Castro e Silva Olival
Com profundo pesar, a Universidade Federal de Goiás (UFG) comunica o falecimento de Moema de Castro e Silva Olival, Professora Emérita da Faculdade de Letras. Solidária e fraternalmente, a Reitoria da UFG envia condolências aos familiares, amigos e estudantes que sempre nutriram imensa admiração pela professora e sua obra. Moema de Castro e Silva Olival nasceu na cidade de Goiás, no dia 12 de maio de 1932, filha de Genezy de Castro e Silva e do professor Colemar Natal e Silva, um dos idealizadores e primeiro reitor da Universidade Federal de Goiás.
Graduada em Filosofia, pela Faculdade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro; posteriormente realizou seus estudos na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, da UFG. Em seguida, cursou doutorado em Letras Clássicas e Vernáculas pela Universidade de São Paulo e retornou a Goiás para ministrar aulas na graduação e pós-graduação da Faculdade de Letras da UFG, onde lecionou e desenvolveu pesquisas no campo da crítica literária até a aposentadoria.
A professora Moema ocupava a cadeira de número 4 da Academia Goiana de Letras (AGL). Integrou a Academia Brasileira de Filologia, a União Brasileira de Escritores – secção de Goiás, do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, e recebeu a comenda da Ordem do Mérito em grau de comendador, conferida pelo presidente de Portugal, Mário Soares, pela contribuição à divulgação da Língua Portuguesa no Brasil. Foi agraciada com o troféu Tiokô, na área de Crítica Literária, conferido pela UBE-GO, e o prêmio Clara Ramos, da UBE-RJ, dentre tantas outras homenagens recebidas ao longo de sua extensa e profícua carreira profissional.
Fonte: Secom UFG
Categorias: notícias Nota de pesar