Nota de Falecimento

A professora Ana Caritas Teixeira foi uma das idealizadoras da Faculdade de Jataí

A Universidade Federal de Goiás comunica, com imensa tristeza, o falecimento da professora aposentada Ana Caritas de Teixeira de Souza. Neste momento de dor, presta solidariedade à sua família, amigos e ex-alunos. A professora Ana Caritas realizou uma produtiva trajetória como docente na Faculdade de Educação da UFG. Ela graduou-se em Pedagogia pela Universidade Católica de Goiás (1965) e cursou doutorado em Ciência da Educação pela Université Paris-Descartes (1990). Teve destacado desempenho na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano.

Também atuou em diversos cargos de gestão universitária, pontuando sua carreira com importantes realizações e marcando sua trajetória especialmente pelo trato humano e atencioso aos seus pares. Ela foi pró-reitora de Extensão na UFG e diretora do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae). Mais recentemente, atuou como diretora do Campus Avançado de Jataí, onde trabalhou com grande dedicação para que fosse transformado na Universidade Federal de Jataí.

Pesar

Lamentando com tristeza a perda da amiga, o reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, disse que sempre foi admirador da professora pela sua inteligência, determinação, arrojo e forma sempre muito cordial no trato com as pessoas. “Convivi com ela na segunda metade dos anos 90, quando ao lado do ex-governador Maguito Vilela, também levado por essa terrível doença, empreendeu uma grande luta pela implantação do Centro de Ciências Agrárias e Biológicas no antigo Campus Avançado da UFG em Jataí, hoje Universidade Federal de Jataí. Digo, sem nenhuma dúvida, que se não fosse o empenho dela, não teríamos hoje a UFJ, pois naquele momento se iniciou a grande mudança no então CAJ”, afirmou ele.

Categorias: notícias Nota de falecimento