Egressos de Relações Internacionais da UFG ganham bolsa no Reino Unido
Eles cursarão mestrado na Universidade de York
Estudantes da Universidade Federal do Curso de Relações Internacionais foram contemplados com bolsas do Programa Chevening, no Reino Unido. O Chevening é um programa financiado pelo Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido (Foreign and Commonwealth Office - FCO) e organizações parceiras, tendo início em 1983 e logo tornando-se um programa com prestígio internacional. Opera em 160 países e oferece oportunidades altamente cobiçadas para profissionais cursarem um mestrado no Reino Unido e, assim, aumentarem suas qualificações acadêmicas, desenvolverem habilidades, criarem novas redes de relacionamento e ampliarem seu horizontes profissionais. As bolsas proporcionam uma oportunidade única para futuros líderes construírem uma rede global de relevância profissional contínua. No Brasil são mais de 1800 ex-bolsistas que hoje desempenham funções de destaque em uma variedade de áreas profissionais.
Na seleção deste ano, o programa contou com cerca de 60.000 postulantes no mundo todo, sendo cerca de 6.000 brasileiros concorrendo e apenas 52 brasileiros selecionados. A Faculdade de Ciências Sociais da UFG teve dois egressos do curso de Relações Internacionais aprovados: Juliana Brito Santana Leal, que cursará o Mestrado em Direitos Humanos Aplicados na Universidade de York; e Fernando Jorge Saraiva Ferreira Júnior, que cursará o Mestrado em Administração Pública e Políticas Públicas da mesma instituição.
Segundo os bolsistas, foi um processo longo (durou aproximadamente nove meses no total) mas que, no fim, trouxe a realização de um sonho para ambos. Para Fernando Saraiva, “Estudar em um ambiente multicultural como o Reino Unido é algo que nós, enquanto estudantes de Relações Internacionais, sempre sonhamos. Agradecemos infinitamente à UFG e à FCS por ter-nos brindado com uma formação de excelência para que pudéssemos chegar nesse processo seletivo em condições de sermos aprovados”.
Além disso, os bolsistas destacam que o apoio de professores da FCS foram fundamentais para conseguirem a bolsa. Segundo Juliana Leal "Nossos professores nos ajudaram bastante em todo o processo. Apesar de sermos egressos, eles apoiaram com a redação de várias cartas de recomendações e nos incentivaram na escolha dos cursos e programas no exterior. Sem dúvidas, essa conquista também é deles, da FCS e da UFG como um todo!"
O processo seletivo do Chevening é aberto anualmente em setembro e os bolsistas egressos da FCS incentivam que demais colegas participem e se envolvam nessa oportunidade de cursar uma pós-graduação no exterior.
Fonte: Secom-UFG