Performance da vida cotidiana
Por Michele Martins
Fotos: Carlos Siqueira
Com a participação do antropólogo norte-americano Richard Bauman, ocorreu no dia 11 de março, a abertura do III Simpósio Internacional de Pesquisa Interdisciplinar em Performances Culturais e XI Seminário em Drama, Performance e suas Antropologias. O evento é promovido pelo Programa de Pós-graduação em Performances Culturais da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) da UFG e continua até o dia 15 de março, no Salão Nobre da Faculdade de Direito.
Estudantes da UFG, da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) acompanharam a palestra do professor do estado de Indiana, EUA. Com o tema A poética da Performance, Richard Bauman definiu os atos performáticos como um tipo de evento especial e também como uma forma específica de comunicação. Tendo como objeto a prática linguística em atividades e condutas da vida social, Richard Bauman fez o relato de suas observações em feiras livres no México. Após observar a postura e as estratégias dos feirantes em relação aos consumidores, o pesquisador identificou que os feirantes utilizam recursos de contextualização e de teatralização para conseguir a atenção dos consumidores, ou melhor, conquistar a audiência. A partir dessas observações ele situou a performance como sendo a realização conjunta de quem pratica o ato performático e a audiência.

Para Richard Bauman as performances são uma forma específica de comunicação que utiliza recursos como contextualização e interdiscursividade para prender a atenção de uma audiência específica
Para o professor norte-americano, o falante assume a responsabilidade pela exposição de competência comunicativa, assim como se compromete e provoca o engajamento participativo dos co-participantes, lançando-os como público. Nessa dinâmica, o falante também se submete à avaliação de seus padrões de destreza, eficácia comunicativa e poder de comoção com o qual o ato de expressão é conduzido. Richard Bauman compara os recursos linguísticos usados por quem pratica a performance a "chaves" em uma estrutura interpretativa que sinaliza para uma audiência.
De acordo com o coordenador do evento, o professor da Emac, Robson Camargo, a opção em convidar professores norte-americanos para as palestras do seminário, deu-se pelo fato desse campo de estudos ter se desenvolvido principalmente nos Estados Unidos. "Esse estudos surgiram por volta dos anos 1930 e a maioria dos programas de pós-graduação existentes estão nos Estados Unidos. A produção acadêmica norte-americana é fundamental para o conhecimento dos nossos estudantes", informou o professor. Ele destacou ainda que a intenção foi trazer pesquisadores de outras regiões dos Estados Unidos que defendem abordagens diferentes, pois a maioria dos estudiosos estão em Nova York.
Em destaque, o coordenador do programa de Pós-graduação em Performances Cuturias da Emac, Robson Camargo
Os estudos sobre performance incorporam conhecimentos interdisciplinares de áreas como Sociologia, Antropologia, Artes, Educação, entre outras, com o objetivo de estabelecer um entendimento das manifestações culturais. Com início em 2011 o mestrado em Performances Culturais da Emac possui duas linhas de pesquisa: Teorias e práticas da performance e Espaços, Materialidades e Teatralidades. Conforme destacou Robson Camargo: "O mestrado que criamos na Emac é o primeiro em língua latina e foi avaliado pela Capes com conceito 4 ".

A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás, Maria Zaira Turchi também prestigiou o evento
Fonte: Ascom/UFG
Categorias: Evento