Quilombolas e Indígenas da UFG se unem para pensar os caminhos das Ações Afirmativas na universidade
Roda de conversa propôs construção conjunta de iniciativas colaborativas

Professores e alunos colocam em pauta o incentivo à permanência na universidade
Coordenados pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), estudantes quilombolas e indígenas da Universidade Federal de Goiás realizaram, no final da tarde desta terça-feira, 25, uma roda de conversa sobre ingresso e permanência na UFG a partir das Ações Afirmativas. Representando as mais diversas graduações e pautando a conversa pelo respeito às diferenças e a necessidade de consolidar uma estrutura que garanta o cumprimento do direito à educação, os estudantes falaram sobre bolsas, moradia, sala de aula e outros temas que necessitam de atenção especial da universidade.
O pró-reitor de Graduação, Luiz Mello, sinalizou a necessidade de se manter o canal aberto para o diálogo e a construção coletiva de uma universidade mais representativa e plural. O grupo iniciou a construção de uma agenda de encontros sistematizados e propositivos e ainda estratégias de comunicação para que as demandas possam ser propostas, encaminhadas e acompanhadas.
Também participaram do encontro a pró-reitora de Pesquisa e Inovação, Maria Clorinda Soares Fioravanti, o professor Jean Baptista (Coordenação Inclusão e Permanência - Prograd) e Luciene Dias (Jornalismo e Diferença - FIC). “Com este impulso inicial, acreditamos estar contribuindo para a humanização de nossas ações e garantindo que diversas vozes se posicionem na construção conjunta e colaborativa da UFG que queremos”, ressaltou Luiz Mello. O pró-reitor informou ainda que esta proposta vem sendo articulada com outros grupos da universidade.
Entre os estudantes presentes que apresentaram importantes contribuições para qualificar o acesso e a permanência indígena e quilombola, estiveram Suzilar Mauri Pereira (Medicina), Glauber Karajá (Administração), Leomar Xerente (Direito), Rafaella Sandoval Karajá (Direito), Franca Wautomonhinhe (Enfermagem), Maria de Fátima da Silva (Letras), Diego Araújo Silva (Medicina), Cleidiane Fraga (Odontologia), Idjarrin Karajá (Ciências Sociais), Eloana da Costa Alves (Agronomia), Randro dos Reis Faria (Agronomia), Eliane Martins Pereira (Engenharia Elétrica), Rodrigo Amorim Albuquerque (Ciências Contábeis), Rozenilton de Jesus (Ciências Contábeis), Vercilene Francisco Dias (Direito), Elyzane Martins Pereira (Direito), Máximo dos Reis (Dança), Marta Quintiliano (Comunicação Social), Natália Santos de Melo (Medicina), Iara Ribeiro (Museologia) e Rosineide dos Santos (Geografia).
Fonte: Prograd
Categorias: Última hora PROGRAD Permanência