Projeto Teia da Vida é aprovado pelos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia

Projeto da UFG visa elaborar materiais didáticos multimídia para alunos de 1°, 2° e 3° ano do Ensino Médio, que possam subsidiar o trabalho do professor no espaço escolar.

Os Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência e Tecnologia (MCT) divulgaram o resultado final da Chamada Púbica para Apoio Financeiro à Produção de Conteúdos Educacionais Digitais Multimídia. Ao todo, foram aprovados 18 projetos, entre eles o Teia da Vida, projeto em Biologia do Ensino Médio da Universidade Federal de Goiás (UFG).

O projeto visa elaborar materiais didáticos multimídia para alunos de 1°, 2° e 3° ano do Ensino Médio, de forma interativa, que possam subsidiar o trabalho do professor no espaço escolar, contribuir para a compreensão da complexidade que envolve a teia da vida e a sociedade. 

De acordo com o coordenador, Gilson Barreto, o projeto produzirá vídeos (digitalizados, DVD, CD, e para streaming pela Internet), programas radiofônicos (digitalizados e para streaming para Internet), objetos de aprendizagem multimídia e guia do professor que venham a constituir sites de acesso público. Para isso, o projeto Teia da Vida também vai envolver a Rádio Universitária, professores e alunos bolsistas das áreas de Biologia, Comunicação, Informática, Artes Visuais, além de contratação de profissionais gabaritados. A idéia é que o professor possa trabalhar o material nas aulas, tornando-as mais interessantes e diferenciadas e assim, motivando o estudo da Biologia.

Segundo Gilson, o projeto da UFG que abrange os 1°, 2° e 3° anos do Ensino Médio e tem duração de 18 meses, custará R$ 1.306.660,00 e o valor a ser financiado é de R$ 1.115.000,00. Como estava no edital, os ministérios não se obrigaram a financiar a totalidade dos recursos solicitados em cada projeto, apenas partes de cada projeto que foram revisadas e aprovadas pela Comissão de Seleção.

Fonte: ASCOM/UFG