Projeto Pixinguinha volta a Goiânia

Dia 19 de novembro no Teatro Goi_nia

Artistas: Arismar do Espírito Santo, Áurea Martins, Chiko Queiroga & Antonio Rogério, Nelson Sargento
Data: 19 de novembro (sexta-feira)
Horário: 21 horas
Local: Teatro Goiânia (Avenida Tocantins, 23, Centro)
Ingresso: R$5,00

Projeto Pixinguinha volta a Goiânia e traz Nelson Sargento

No dia 19 de novembro chega a Goiânia mais uma caravana do Projeto Pixinguinha. Desta vez, traz a autenticidade do samba de raiz e a pluralidade da música de tons regionais com quatro artistas: o multiinstrumentista Arismar do Espírito Santo, a cantora Áurea Martins, o duo Chiko Queiroga & Antonio Rogério e o ícone do samba Nelson Sargento. O projeto tem o apoio da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e é uma iniciativa da Funarte com patrocínio da Petrobras e Varig.

A apresentação acontecerá no Teatro Goiânia, às 21 horas. A direção desta caravana é da mineira Regina Bertola, criadora e diretora da Bituca (Universidade de Música Popular em Minas Gerais) e mentora do Grupo Ponto de Partida, que acaba de gravar o dvd 'Ser Minas Tão Gerais', com a participação de Milton Nascimento e dos Meninos de Araçuaí, e textos de Carlos Drummond de Andrade.

'Dirigir os shows do Projeto Pixinguinha é certamente uma experiência nova; um desafio. Mas é muito parecido com tudo que eu faço: percorrer o Brasil recolhendo as raízes da cultura brasileira e transformando-a numa única, brasileira. Viajar com estes artistas será maravilhoso; uma forma de entender o Brasil de ponta a ponta, que é o que já venho fazendo com meu trabalho em Minas Gerais', diz Regina.

A caravana deu a partida em Montes Claros - MG e, depois de Goiânia, segue para Palmas, Porto Velho, Rio Branco, Cuiabá e Campo Grande, pisando firme na estrada que leva à mais rica troca de experiências artísticas _ no palco e com o público, que tem o prazer de assistir à magia da integração de muitos estilos e linguagens de diversas regiões do país. Uma mistura deliciosa que é a cara do Brasil.

História

A volta do Pixinguinha é um desejo de artistas e do público realizado pelo presidente da Funarte, Antonio Grassi. Nos vinte anos em que rodou o país, criou público, revelou nomes que hoje estão na primeira linha da MPB (Zizi Possi, Djavan e Leila Pinheiro, entre muitos outros) e colocou nos palcos de todo o país, artistas consagrados em duos e trios _ Paulinho da Viola, Elizeth Cardoso e Nara Leão foram apenas alguns deles.

Os números são impressionantes, foram quase 4 mil shows, com 700 artistas. Os efeitos dessas maratonas até hoje estão no coração de quem viu encontros surpreendentes e memoráveis. Foram 20 anos de caravanas musicais com o Projeto pelo Brasil afora, de 1977 em diante.

Agora, depois de sete anos de lapso, está na estrada outra vez esse generoso painel da música brasileira, que mostra a força singular e transformadora da MPB, empolgando o público, oferecendo espetáculos inéditos, de alta qualidade a preços populares.

Contatos:

Assessoria de Imprensa Projeto Pixinguinha
Debs Produções _ (21) 2255-0285 / 2548-9084 / 9763-6133 
Secom _ Dept de Jornalismo _ 524-3022 / 524-3007
Assessoria de Imprensa da SeCult - 524-1709/1715

Fonte: Secom