Mestranda participa de projeto da Universidade de Chicago
Wanessa Campos pôde compartilhar experiências na área de políticas públicas para conservação ambiental
Texto: Caroline Pires
Fotos: Divulgação
Wanessa Campos, aluna do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa), teve uma oportunidade única de aprendizagem durante os meses de julho e agosto. A mestranda foi selecionada para compor um grupo de três alunos brasileiros que puderam participar de um projeto de pesquisa com estudantes norte-americano. O objetivo era estudar os impactos de determinadas ações no ambiente da Amazônia e elaborar recomendações de políticas públicas (Policy Brief) que possam minimizar esses impactos.
O curso foi realizado na cidade de Brasília e teve a realização de palestras e discussões com a participação de pesquisadores brasileiros e internacionais. Como resultado, os participantes puderam colaborar para impulsionar a mudança em larga escala de um dos ecossistemas mais importantes e vulneráveis do mundo.
Apesar de sua pesquisa voltada para a área do Cerrado, a mestranda destaca que o curso foi de extrema importância para seus estudos. "O foco dado a questão das políticas públicas somará bastante para o mestrado, já que trata-se de uma temática pertinente à minha pesquisa", destacou Wanessa. A estudante passou por uma criteriosa seleção para participar do programa. Os participantes receberam uma bolsa no valor de 500 dólares para auxiliar nos custos. O Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig/Iesa) também forneceu auxílio financeiro para a aluna.
O projeto foi coordenado pela Internacional Innovation Corps, da Universidade de Chicago, em parceria com o Laboratório de Biologia Marinha, o Centro de Pesquisa Woods Hole e o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia.

Fonte: Ascom/UFG
Categorias: Última hora Lapig Instituto de Estudos Socioambientais