Professores da UFG desenvolvem missão de trabalho na Suécia
Programa Linnaeus-Palme possibilitou estabelecimento de novas parcerias para Faculdade de Odontologia
Iniciado em 2007, ao final de oito anos, o Programa Linnaeus-Palme de intercâmbio internacional entre a Universidade de Malmo, na Suécia, e a Faculdade de Odontologia (FO) da UFG, deixa um saldo da participação de 13 alunos (graduação e pós-graduação), sete professores brasileiros que foram para Malmo, 15 alunos e 5 professores suecos que vieram pra Goiânia. Os pesquisadores suecos desenvolveram na UFG atividades científicos-culturais, com um investimento de mais de quinhentos mil reais, financiados pelo governo sueco (SIDA) ao longo de 8 anos. Além disso, o Programa impulsionou uma parceria em pesquisa previamente iniciada, com produção de mais de 12 artigos científicos publicados em revista A1 e A2 Qualis-Capes, que têm impactado a produção científica de dois programas de pós-graduação da UFG: o Programa de Pós-graduação em Odontologia e o Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde.
Para fechar com “chave de ouro”, renovando e estabelecendo novas parcerias com a Universidade de Malmö, os professores da UFG Rejane Faria Ribeiro-Rotta, João Antonio Chaves de Souza e Aline Carvalho Batista desenvolveram missão de trabalho durante 21 dias no mês de outubro na Universidade de Malmö. O professor João Souza, recém-ingresso na FO, acompanhou as atividades do departamento de periodontia, além de articular parceria de pesquisa para área de biologia óssea. A professora Aline estabeleceu contatos e acompanhou as atividades da graduação e pós-graduação na área de patologia oral, bem como no serviço do único laboratório de patologia oral da Suécia, sediado na Universidade de Malmö. Durante a missão, os professores puderam vivenciar o ensino baseado em problemas (PBL) no qual é fundamentada a Faculdade de Odontologia da Universidade de Malmö.
As professoras Rejane (FO) e Christina Lindh (Malmö), coordenadoras do Programa, além do relatório final dos oito anos de Programa, desenvolvem publicação científica dos resultados da experiência, a partir do feedback dos participantes, que será em breve publicada em periódico internacional da área de educação em saúde. Outros caminhos de financiamento para a manutenção da parceria foram discutidos junto à Coordenação de Assuntos Internacionais e Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade de Malmö, o que inclui a potencial vinda para a UFG de dois alunos de graduação de Malmö como intercambistas pelo programa Eramus Plus e da Professora Lindh como professora visitante na UFG.
A missão incluiu também uma visita à Universidade de Aarhus, Dinamarca, em que uma potencial parceria com os professores Rubens Spin Neto e Ann Wenzel está em discussão. A vinda do Professor Rubens em 2017 para passar uma semana na FO está em tramitação.


Professores da UFG e professores suecos estabeleceram novas parcerias durante encontro
Fonte: FO/UFG
Categorias: Última hora