Estudantes da UFG são selecionados para BRICS International School
Eles apresentaram artigos com propostas para países pertencentes ao BRICS
Os estudantes Diego Albuquerque do curso de Medicina, e Thiago Barros de Relações Internacionais, ambos estudantes da Universidade Federal de Goiás, foram selecionados para participarem da 4ª edição do “BRICS International School”, um evento que visa aumentar a cooperação entre os países do chamado BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
Anualmente ocorrido em Moscou, na Rússia, o evento este ano ocorreu de modo remoto devido a pandemia da Covid-19. Foram inúmeras palestras, mesas-redondas, debates acerca de questões econômicas, políticas, ambientais, educacionais, de cooperação entre jovens, dentre outras temáticas. Haviam diversas personalidades da área como diplomatas, empresários, pesquisadores e professores universitários. Dentre as autoridades presentes, estava o Vice-Ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergey Ryabkov, o qual ministrou uma palestra acerca dos desafios para a cooperação dos países do BRICS na era pós-Covid.
Para participar, cada um dos estudantes fizeram um artigo com propostas que visassem a uma melhor atuação do BRICS como grupo. Diego escreveu um artigo a respeito da análise da saúde pública em cada um dos países membros e comparou com a realidade econômica de cada um deles, utilizando cálculos da sociedade europeia de saúde pública. O trabalho intitulado “Comparing and analyzing public health data from BRICS countries in an economic perspective” rendeu o segundo lugar em uma das categorias no concurso internacional acerca dos melhores artigos que foi realizado entre os participantes do evento.
Já o artigo “The BRICS in the era of sustainable development: A view about the clean energy and biofuels”, Thiago buscou mostrar a atuação do Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS como propulsor de investimentos nas áreas de energia limpa e biocombustíveis dos países-membros com foco na cooperação internacional no âmbito micro, isto é, entre instituições nacionais e sociedades civis dos respectivos países. Além disso, foi realizada uma descrição da matriz energética das nações do BRICS.
Confira os artigos:
Fonte: Secom UFG