UFG integra publicação internacional sobre extensão universitária
Obra com artigos da Argentina, Uruguai, Brasil e Chile vai ser lançada em congresso da AUGM

Versanna Carvalho*
A Universidade Federal de Goiás (UFG) participa nesta sexta-feira (26/3), às 9h30, da cerimônia de lançamento da publicação "Universidades comprometidas con el futuro de América Latina. IV Congreso de Extensión Universitaria de AUGM”, que será transmitida pelo canal do YouTube da Universidad de Chile e outras redes sociais das instituições participantes.
A obra é uma publicação inédita sobre Extensão Universitária com 156 artigos provenientes da Argentina, Uruguai, Brasil e Chile, realizados por docentes, pesquisadores e estudantes no IV Congresso de Extensão Universitária da Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM). Os textos abordam pesquisa ou o relato de experiências agrupados em cinco eixos temáticos: institucionalização da Extensão Universitária; produção artística e cultural; desenvolvimento sustentável, Estado e solidariedade; formação em cidadania, direitos humanos e inclusão, junto com comunicação e redes.
A pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec) da UFG, Lucilene Maria de Sousa, comenta que o Chile seria a sede do IV Congresso de Extensão da AUGM inicialmente agendado para 4 a 6 de novembro de 2019, e pela situação sociopolítica daquele momento foi transferido para 23 a 25 de março de 2020, mas com a evolução da pandemia da covid-19 foi cancelado. Diante deste cenário, a Comissão Permanente de Extensão Universitária da AUGM (CP da Extensão), a qual a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFG (Proec) integra com mais 15 instituições de ensino superior (IES) brasileiras, reuniu-se virtualmente em abril de 2020 e avaliou a importância da publicação dos trabalhos submetidos ao Congresso.
"Para isso, formou-se um comitê editorial com as universidades chilenas para avaliação dos trabalhos, mas houve a necessidade da participação de universidades Brasileiras neste Comitê. Com isso, foi pedido apoio à Proec, e após orientação da Secretaria de Relações Internacionais (DRI), convidamos a Faculdade de Letras a participar conosco pelo domínio da língua espanhola", relata Lucilene.
A professora da área de Língua Espanhola da Faculdade de Letras (FL), Sara Guiliana Gonzales Belaonia, fez parte da comissão organizadora do e-book. Ela atuou como parecerista juntamente com dois outros professores da FL UFG, Antón Corbacho Quintela e Lucielena Mendonça de Lima.
Sara afirma que os trabalhos foram realizados remotamente, por meio de videoconferências mensais. Ela destaca que embora o trabalho realizado remotamente tenha algumas limitações, a equipe de pareceristas estavam sempre bem informados de todo o processo, por meio de pautas do dia e atas das reuniões. "Foi um período de grande aprendizado e contato com profissionais renomados da área. A experiência também foi positiva por permitir novos olhares para as ferramentas tecnológicas da internet", avalia.
Fonte: Secom UFG com informações da AUGM*
Categorias: notícias Proec FL Orgulho de ser UFG