1_ Olimp_ada Brasileira de Matem_tica 2005
1_ Olimp_ada Brasileira de Matem_tica das Escolas P_blicas (OBMEP) _ uma promo__o do Minist_rio da Educa__o e do Minist_rio da Ci_ncia e Tecnologia, executada pelo Instituto de Matem_tica Pura e Aplicada (IMPA) e pela Sociedade Brasileira de Matem_tica (SBM), respons_veis pela Dire__o Acad_mica da OBMEP.
A OBMEP est_ sendo executada pelo Instituto Nacional de Matem_tica Pura e Aplicada (IMPA), vinculado ao Minist_rio da Ci_ncia e Tecnologia, e pela Sociedade Brasileira de Matem_tica (SBM). O trabalho que est_ sendo desenvolvido pretende responder ao desafio extremamente enriquecedor, cujos resultados valorizar_o estudantes e professores, assim como suas escolas, suas cidades e seus estados. Todos os alunos da 5a. _ 8a.s_rie do Ensino Fundamental e do Ensino M_dio poder_o participar e dever_o ser inscritos pelas escolas. O sucesso de tal empreitada depende do trabalho e do entusiasmo dos professores na mobiliza__o de seus alunos.
Os resultados da mobiliza__o nacional empreendida pela OBMEP est_o relacionados com a valoriza__o da escola p_blica, com a melhoria do estudo da matem_tica e com a descoberta de talentos para essa _rea do conhecimento. Os ganhos para os estudantes poder_o ser mensurados na descoberta de suas habilidades para o racioc_nio l_gico e para o desenvolvimento do senso cr_tico.
O investimento do Governo Federal _ o reconhecimento de que a matem_tica _ habilidade, conhecimento t_cnico e, especialmente, um fator de diferencia__o e desenvolvimento pessoal. Conseq_entemente, a OBMEP ser_ uma atividade integradora e de inclus_o social, marcada pela valoriza__o de nossos jovens estudantes, que dever_o construir um Brasil melhor como agentes de seu desenvolvimento social, cultural, cientifico e tecnol_gico.
O que _ uma Olimp_ada de Matem_tica
A Olimp_ada de Matem_tica pode ser definida como uma competi__o equivalente _s esportivas, como a nata__o e o futebol, ou como os concursos de literatura e festivais de m_sica. Como qualquer disputa, a Olimp_ada tamb_m exige prepara__o espec_fica. O treinamento dos "atletas" de matem_tica consiste na resolu__o de problemas de Matem_tica, individualmente ou em grupo. Eles "treinam" com o objetivo de desenvolver a habilidade l_gica, a criatividade e a sociabilidade, bem como m_todos adequados de pensamento e de trabalho.
Abaixo seguem alguns exemplos de pessoas com diferentes hist_rias de vida e desafios a vencer, mas que t_m em comum o fato de terem participado de uma ou mais Olimp_adas de Matem_tica:
_ Um menino, lavador de carros do aeroporto de Fortaleza, Cear_;
_ O primeiro lugar no vestibular de 2003, para Economia, em Sergipe, com pontua__o suficiente para ingressar no curso de Medicina;
_ Um dos mais jovens professores da Universidade de S_o Paulo, USP;
_ Um rapaz de Santo Andr_, SP, que trabalha atualmente na Goldman Sachs, uma das maiores empresas financeiras do mundo;
_ Alunos internos da Febem de S_o Paulo;
_ Uma jovem do munic_pio de Novo Oriente, no Piau_;
_ Uma senhora de 72 anos, de Fortaleza, Cear_.
As Olimp_adas de Matem_tica no Brasil e no Mundo
A primeira Olimp_ada de Matem_tica aconteceu na Hungria, em 1894. Desde 1959, realiza-se, anualmente, a Olimp_ada Internacional de Matem_tica (IMO), da qual participam alunos do ensino m_dio de cerca de 100 pa_ses. A Olimp_ada Ibero-Americana de Matem_tica conta com a participa__o de alunos de mais de 20 pa_ses da Am_rica Latina, al_m de Espanha e Portugal. Em 1994, foi criada uma Olimp_ada Internacional de Matem_tica voltada apenas para estudantes universit_rios, a IMC, que j_ est_ em sua 11_ edi__o.
No Brasil, a Academia Paulista de Ci_ncias criou em 1977 a Olimp_ada Paulista de Matem_tica. Dois anos mais tarde, surgiu a Olimp_ada Brasileira de Matem_tica (OBM), organizada pela Sociedade Brasileira de Matem_tica (SBM). A OBM, em conjunto com as Olimp_adas Regionais de Matem_tica, envolve anualmente a participa__o de cerca de 200 mil estudantes no Brasil.
O Brasil tem tido participa__o expressiva nas Olimpiadas Internacionais. Na IMO, alunos brasileiros j_ conquistaram seis medalhas de ouro e um grande n_mero de medalhas de prata e bronze. Nos _ltimos anos, o Brasil tem figurado entre os 20 pa_ses de melhor rendimento, _ frente da Alemanha, Canad_, Fran_a e Inglaterra, entre outros. Na _ltima edi__o da Olimp_ada Ibero-Americana, cada um de nossos representantes obteve uma medalha de ouro, marca nunca antes alcan_ada por qualquer outro pa_s participante. Esses resultados mostram toda a capacidade dos estudantes brasileiros. Basta dar-lhes oportunidade e condi__es de expressar seu potencial.
Por que _ importante participar da OBMEP
Os resultados decorrentes da participa__o na Olimp_ada de Matem_tica s_o variados e _ relevante sublinhar a capacita__o e a import_ncia do pensamento matem_tico na forma__o do aluno e do cidad_o, contribuindo efetivamente para um bom desempenho escolar e para participa__o ativa na sociedade. A experi_ncia mostra que muitos participantes de Olimp_adas de Matem_tica melhoram seu desempenho em outras _reas e disciplinas escolares e os n_meros evidenciam que v_rios deles apresentam excelentes _ndices de aprova__o em concursos vestibulares de todas as _reas e nas mais renomadas institui__es de ensino superior do Brasil.
Outro resultado da participa__o nas Olimp_adas de Matem_tica _ a possibilidade de o aluno criar novos v_nculos com a escola e tamb_m de mudan_a de atitude com rela__o _ Matem_tica. Desta maneira, o estudante sai da rotina da sala de aula, interagindo diretamente com colegas e professores, descobrindo a Matem_tica como linguagem viva de descri__o de fen_menos naturais, cient_ficos e tecnol_gicos, com seus m_todos pr_prios de pensamento e de beleza pr_pria.
Cabe ressaltar, tamb_m, o crescimento da autoconfian_a e da autoestima do aluno, _ medida que ele desenvolve sua capacidade de resolu__o de problemas. As habilidades de an_lise e cr_tica, constantemente enfatizadas no estudo da Matem_tica, criam uma nova disposi__o para o estudo e uma melhor apreens_o de conceitos de qualquer natureza.
INSCREVA SEUS ALUNOS E PARTICIPE DA OBMEP
Os alunos da 5a _ 8a. s_rie do Ensino Fundamental e do Ensino M_dio dependem da responsabilidade e mobiliza__o dos professores para participar da 1_ Olimp_ada Brasileira de Matem_tica das Escolas P_blicas. Os professores podem incentivar seus alunos a mostrar todo seu talento e aceitar o desafio da OBMEP.
A Escola pode se inscrever de duas maneiras:
_ Pela Internet - preenchendo a ficha de inscri__o no s_tio : http://www.obmep.org.br/selecaoEscola.do
_ Pelo correio - preencher a Ficha de Inscri__o, em formato de carta _resposta, e enviar via postal. N_o _ necess_rio selar.
IMPA _ OBMEP - Caixa Postal 34021 - CEP 22.460-320, Rio de Janeiro, RJ
Telefone - (21) 2529-5084
E-mail - contato@obmep.org.br
Atendimento Fala, Brasil ! - 0800 616161
Informa__es:
www.obmep.org.br
Fonte: IMPA - OBMEP